Reflexos da guerra

Sanções contra a Rússia não vão prejudicar a hegemonia do dólar, diz Yellen

A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, disse não achar que o dólar tenha uma competição séria e que é improvável que tenha alguma por muito tempo

-
-

Por Investing.com – Parecendo responder a uma análise do Credit Suisse (SIX:CSGN) publicado na semana passada e que explicava como as sanções contra a Rússia podem desafiar a hegemonia do dólar, a secretária do Tesouro Janet Yellen abordou esse assunto nos últimos dias.

O ex-chefe do Fed realmente afirmou que o dólar americano não corre o risco de perder seu status de principal moeda de reserva do mundo por causa das sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia.

"Não acho que o dólar tenha uma competição séria, e é improvável que tenha alguma por muito tempo", disse Yellen.

Alguns comentaristas, incluindo o estrategista de taxas de juros do Credit Suisse, Zoltan Pozsar, alertaram que as sanções que bloquearam o acesso da Rússia às suas reservas em moeda estrangeira podem afastar outros países do dólar e favorecer um aumento no poder do yuan chinês .

"Quando você pensa sobre o que torna o dólar uma moeda de reserva é que temos os mercados de capitais mais profundos e líquidos de qualquer país do mundo", disse Yellen."Os títulos do Tesouro são seguros, protegidos e imensamente líquidos. Temos um sistema econômico e financeiro que funciona bem e o estado de direito. Realmente não há outra moeda que possa competir com ela como moeda de reserva."