O Santander (SANB11) decidiu ampliar sua atuação em investimentos com a contratação de mais 800 assessores. De acordo com o banco, a decisão se justifica nos números positivos que o projeto apresentou nesse primeiro ano tanto na dimensão cliente – materializado pelo alto NPS (métrica de satisfação do consumidor) – quanto na dimensão Banco, com bons resultados de captação líquida e vinculação dos clientes.
A iniciativa faz parte da fase III da estratégia batizada de Santander AAA, que tem como meta transformar o banco na melhor plataforma de investimentos do mercado.
Para atingir esse objetivo o Santander definiu quatro pilares estratégicos:
- – a criação de um novo Portal de Investimentos, que permite ao cliente acompanhar seus investimentos na palma da mão, além de ter acesso a conteúdos relevantes;
- – a ampliação do Portfólio de Produtos para garantir uma oferta completa e competitiva capaz de atender os interesses dos clientes;
- – a formação de um time renomado de especialistas dedicados a acompanhar tudo o que acontece no mercado local e internacional, com expertise para criar as Recomendações de Investimentos do Santander definidas de acordo com o perfil de cada cliente a partir da combinação eficiente de diferentes ativos; e
- – a construção da melhor Assessoria de Investimentos, o Santander AAA.
“Na primeira fase do AAA contratamos 1,2 mil profissionais que encontraram aqui uma cultura em que o cliente vem sempre em primeiro lugar. Onde o protagonismo, a meritocracia e a diversidade representam pilares fundamentais”, afirma Luciane Effting, head do Santander AAA.
O turnover desse time foi próximo de zero e agora o banco espera chegar a 2 mil especialistas ao fim de dezembro de 2023 e regionalizar ainda mais a atuação do AAA, que já está presente em mais de 90 cidades brasileiras.
“Neste primeiro ano do lançamento do projeto AAA conseguimos colocar o Santander em um outro patamar e pavimentar o caminho para a consolidação do Banco como referência na pauta de investimentos. As novas vagas, que trazem oportunidades para líderes e assessores, dão sequência a este plano e demonstram que acertamos a mão na construção de um modelo inovador e empreendedor que conecta a ‘carteira de clientes’ e a ‘carteira assinada’ com remuneração meritocrática atrelada ao seu protagonismo e encarreiramento dentro de uma instituição global”, destaca Effting.
Para se candidatar a uma vaga de assessor de investimentos, os interessados devem ter perfil empreendedor e capacidade de construir e manter relacionamentos comerciais, sempre com foco principal no cliente.
A certificação CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20), concedida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) foi imposta como pré-requisito, a CEA (Certificação de Especialista de Investimentos) obrigatória em noventa dias e a CFP (Certified Financial Planner) são consideradas um grande diferencial.
Neste momento, o Santander oferece, gratuitamente, curso de preparação para as certificações CEA e CFP.
Em parceria com a escola preparatória Eu me banco Educação, o curso vai estar disponível tanto para novos contratados quanto para quem já atua como assessor no Santander e deseja elevar o nível de formação.
No caso do CFP, o mais alto nível do planejamento financeiro que qualifica o profissional, inclusive, a atuar com clientes private.