Notícias

São Paulo enfrenta chuva forte com alagamentos e alerta de risco

Tempestade em São Paulo causou alagamentos, falta de energia, o envio de um alerta severo da Defesa Civil e previsões de chuva para o feriado

São Paulo

Antes do feriado, a cidade de São Paulo enfrenta uma forte tempestade nesta sexta-feira (24). A chuva causou alagamentos em várias áreas, incluindo a estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna da linha 1-Azul do metrô.

Paulistanos receberam pela primeira vez um alerta sobre áreas de risco na cidade. 

Com a chegada da chuva forte, a cidade e as marginais Tietê e Pinheiros entraram em estado de atenção, conforme anunciado pela Defesa Civil. 

Embora o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) não tenha registrado oficialmente alagamentos, muitos moradores publicaram nas redes sociais imagens de ruas alagadas em diferentes regiões.

Ao mesmo tempo, cerca de 121 mil residências na capital paulista ficaram sem energia elétrica.

Até as 16h30, a Enel, concessionária de energia elétrica, informou que aproximadamente 157 mil imóveis estavam sem energia na área que abrange a capital e o interior. 

Chuva em São Paulo 

O temporal veio após uma tarde de intenso calor, com temperaturas em torno de 31°C. 

De acordo com o CGE, a combinação de brisa marítima com alta umidade provocou a formação de nuvens carregadas, resultando em chuvas fortes, rajadas de vento e até mesmo granizo.

Alerta da defesa civil 

Em resposta à gravidade do evento, a Defesa Civil enviou um “alerta severo” para todos os celulares com 4G ou 5G da cidade, informando sobre o risco de alagamentos e rajadas de vento. 

A mensagem orientava os moradores a se abrigarem em locais seguros, dada a intensidade da tempestade.

Essa foi a primeira vez que um aviso assim foi enviado. Assim, com o alerta, o celular recebe um sinal e fica travada com a mensagem de atenção por 10 segundos. 

Expectativa para o fim de semana

A previsão para os próximos dias é de continuidade das condições climáticas adversas. 

No sábado (25), o aniversário de São Paulo, o tempo será abafado e com possibilidade de chuvas, rajadas de vento e até granizo no final da tarde. 

As temperaturas devem variar entre 21°C e 32°C.

Já no domingo (26), a previsão é de chuvas mais intensas pela manhã, causadas pela passagem de uma frente fria vinda do litoral.

A frente fria pode resultar em chuvas generalizadas, além de riscos de alagamentos, quedas de árvores e transbordamento de córregos.

As temperaturas mínimas serão de  21°C e máxima de 28°C.