
A cidade de São Paulo pode registrar, em apenas 48 horas, o volume de chuva equivalente à média de todo o mês de abril, segundo previsão da Climatempo.
A capital paulista e outras regiões do Estado estão sob alerta para temporais a partir desta sexta-feira (4), com risco de alagamentos, deslizamentos e ressaca marítima.
De acordo com a Climatempo, a média de precipitação para o mês de abril é de 87 mm. No entanto, entre esta quinta-feira (3) e sexta (4), o acumulado pode chegar a 90 mm — superando a média mensal.
Dessa forma, o fenômeno é causado pela chegada de uma frente fria que também trará uma forte queda de temperatura.
“Além da chuva forte, que pode causar muitos transtornos em várias regiões paulistas, o ar frio de origem polar que vem junto com esta frente fria vai derrubar a temperatura especialmente no sul e no leste do Estado, onde está a Grande São Paulo”, alertou a empresa de meteorologia.
Alerta vermelho e gabinete de crise
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a capital paulista e alerta vermelho — de grande perigo de acumulado de chuva — para outras cidades do interior de São Paulo e também para o Estado do Rio de Janeiro.
Diante do cenário, a Defesa Civil do Estado de São Paulo montou um gabinete de crise nesta quinta-feira (3) a fim de monitorar os impactos da previsão.
Também foi emitido alerta de ressaca marítima em todo o litoral paulista até o domingo (6), com risco de ondas fortes e avanço do mar.
Frio mais intenso em São Paulo em cinco meses
Segundo a Climatempo, a cidade de São Paulo pode registrar neste fim de semana as menores temperaturas dos últimos cinco meses.
A menor temperatura registrada neste ano pela estação do Inmet na capital paulista foi de 16,2°C no dia 11 de janeiro.
Agora, os termômetros podem marcar valores ainda mais baixos, semelhantes aos registrados em novembro de 2024.
Veja a previsão para os próximos dias na capital, segundo a plataforma Meteoblue:
- Sexta-feira (4): mínima de 18°C, máxima de 25°C
- Sábado (5): mínima de 16°C, máxima de 19°C
- Domingo (6): mínima de 16°C, máxima de 20°C
- Segunda-feira (7): mínima de 15°C, máxima de 22°C
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos comunicados oficiais, evitar áreas de risco durante chuvas fortes e redobrar os cuidados com deslocamentos nas ruas.