Previsão do Tempo

São Paulo tem seis zonas em estado de atenção para alagamentos

Marginais Tietê e Pinheiros estão entre as regiões afetadas

Alerta Laranja_Chuvas São Paulo

A Defesa Civil emitiu um alerta severo às 15h02 (horário de Brasília) para as zonas central, leste e oeste da cidade de São Paulo. “Tem raios e vento. Atinge municípios vizinhos. Redobre a atenção”, informou a mensagem enviada aos celulares das pessoas na área.

A chuva isolada de forte intensidade é causada pela junção do calor e da chegada de umidade da brisa marítima.

Esse cenário pode se espalhar para diferentes regiões da cidade e provocar alagamentos devido ao deslocamento muito lento da precipitação, conforme explicou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo.

Impactos da chuva

A região do Butantã, na zona oeste, também foi afetada pela chuva forte. Também chove forte em Cotia e Osasco, na Grande São Paulo.

Às 15h28, cerca de 62.130 imóveis estavam sem energia elétrica na capital paulista. Segundo um boletim da Enel, na área de concessão da empresa no estado, o total de imóveis sem luz chegava a 67.053.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para 24 ocorrências de queda de árvore nesta quinta-feira, mas não houve pedidos de auxílio para enchentes ou desabamentos. Até o momento, não há registros de vítimas.

Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos operam normalmente, de acordo com as concessionárias. As linhas do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também estão funcionando sem interrupções, segundo informações dos painéis nos sites das empresas.

O índice de lentidão na cidade chegou a 364 km às 15h. Esse nível é próximo à média diária registrada na capital entre 6h e 20h, que é de 366 km, segundo monitoramento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Previsão para os próximos dias em São Paulo

A previsão do tempo para sexta-feira (28) indica forte calor, com pancadas isoladas de chuva entre o meio e o fim da tarde. A temperatura deve variar entre 21ºC e 33ºC, segundo o CGE.

No sábado (1º), a temperatura máxima também pode atingir 33ºC. Durante a tarde, a entrada da brisa marítima em conjunto com o calor pode levar ao surgimento de nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, mas de curta duração.

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para altas temperaturas em todas as regiões do estado durante o feriado de Carnaval.

Na capital paulista, os termômetros podem chegar aos 33ºC, com previsão de calor intenso de sexta-feira (28) até quarta-feira (5).