Reunião do Copom

Selic deve voltar aos dois dígitos e Copom sinalizar desaceleração das altas, diz XP

"Mantemos nosso cenário de que o Copom reduzirá o ritmo de alta de juros para 0,75 ponto percentual em março, levando a taxa Selic para 11,0%", afirma relatório

- REUTERS/Amanda Perobelli
- REUTERS/Amanda Perobelli

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou nesta terça-feira (1º) sua primeira reunião de 2022. Amanhã, o órgão divulgará a decisão de política monetária e uma nova alta na taxa de juros parece consenso no mercado. Se confirmada essa expectativa, após cinco anos, a Selic deve atingir dois dígitos, a 10,75%. 

Se mais uma alta acontecer, o processo de aperto monetário atual acumulará alta de 8,75 pontos porcentuais, um ciclo que teve início em março do ano passado, com os juros básicos da economia no piso histórico de 2%.

Em relatório, a XP Investimentos entende que a análise dos dados desde o último Copom deixa seus membros marginalmente mais preocupados com o processo de desinflação adiante, por conta da inflação corrente pressionada, das expectativas em alta e da elevação do preço das commodities neste início de ano. Já atividade em desaceleração e menor pressão no câmbio aliviam parcialmente o quadro.

“Nossas simulações replicando o modelo do Copom sugerem elevação da projeção de IPCA de 2022 de 4,7% para 5,0% e a manutenção da projeção de 2023 em 3,2%. Uma possível mudança da hipótese de bandeira tarifária para energia elétrica reverteria a elevação da projeção para 2022”, aponta a equipe de macroeconomia da XP que, em linha com o consenso, projeta uma alta de 1,5 ponto da Selic.

Por outro lado, o relatório pontua que o Copom deve deixar de sinalizar “um ajuste da mesma magnitude”, apesar do cenário desafiador.

“Neste sentido, mantemos nosso cenário de que o Copom reduzirá o ritmo de alta de juros para 0,75 ponto percentual em março, levando a taxa Selic para 11,0%. Consideramos este patamar contracionista que, mantido por tempo suficientemente prolongado, vai produzir a convergência da inflação para a trajetória de metas em 2023”, apontam os economistas.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.