Arena do Pavini – A 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef 2019) acontece nesta semana, de 20 a 26 de maio, em vários Estados e cidades do Brasil. A agenda pode ser acessada pelo link. Na última edição, ocorreram quase 7 mil ações, como palestras, cursos e seminários, que alcançaram mais de 4 milhões de pessoas. Neste ano, serão realizadas mesas-redondas e palestras gratuitas sobre educação financeira, inclusive sobre a aplicação do tema no ensino fundamental, abordando experiências práticas, resultados alcançados e projetos futuros.
O evento de abertura será no Rio de Janeiro, na segunda-feira, dia 20, no Hotel Windsor Guanabara, no Centro. Os participantes poderão assistir às palestras Educação financeira na infância e Por que educação financeira no Ensino Fundamental. Além disso, haverá apresentação sobre o Projeto Educação Financeira nas escolas do ensino fundamental – BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e mesa sobre práticas na educação financeira de jovens e crianças.
Quer investir mas não sabe por onde começar? Abra uma conta na Órama e faça o seu dinheiro render!
Embora o evento de abertura seja aberto ao público em geral, as vagas são limitadas e preferencialmente destinadas a professores e gestores do ensino fundamental. Para inscrever-se, preencha o formulário.
Já em São Paulo, a apresentação e a mesa de debates ocorrem no dia 22, no Hotel Belas Artes. Também na programação da capital paulista, está o painel sobre indicadores para as políticas de educação financeira, que abordará:
- Estudo Serasa indicador Educação Financeira
- Pesquisa Educação Financeira do SPC
- Apresentação CAEd Pisa Letramento Financeiro
As inscrições já podem ser realizadas pelo formulário.
Realizada anualmente desde 2014, a Semana Enef reúne diversas ações educacionais, gratuitas, presenciais e online, no período de 14 a 20 de maio. O objetivo é disseminar a educação financeira e previdenciária no país, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania.
O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) é a entidade responsável pela coordenação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que integra entidades públicas e privadas interessadas em promover a educação financeira no Brasil. O Conef é composto por representantes do Banco Central, da CVM, da Susep, da Previc, do Ministério da Economia, do Ministério da Educação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Cnseg), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Sebrae Nacional.
Por Arena do Pavini