O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (26) o edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o primeiro semestre de 2025.
A organização definiu o período de inscrições, que ocorrerá entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo portal oficial do programa.
O SiSU é uma das principais das portas de entrada para o ensino superior público no Brasil, e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de acordo com o critério de classificação para milhares de vagas em instituições públicas de todo o país.
Na última edição do Sisu, foram ofertadas 264.181 vagas para 6.827 cursos de 127 instituições de educação diferentes.
Como realizar a inscrição
Para participar do SiSU 2025, o candidato deve acessar o portal do programa no período de inscrições.
Ao mesmo tempo, é necessário preencher um cadastro socioeconômico e selecionar o curso, o turno, a localidade e a instituição de ensino superior desejada.
O processo é totalmente gratuito e permite que o estudante escolha até duas opções de curso, ordenando-as por prioridade.
Após o término do prazo, as instituições participantes distribuem as vagas com base nas notas do Enem 2024, respeitando seus critérios.
Cronograma completo do SiSU 2025
Além disso, o edital divulgado pelo MEC também apresenta o cronograma completo do SiSU para o próximo semestre:
- Inscrições: de 17 a 21 de janeiro de 2025
- Resultado: 26 de janeiro de 2025
- Período de matrículas: de 27 a 31 de janeiro de 2025
- Manifestação de interesse na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025
Assim, os candidatos aprovados na chamada regular deverão comparecer à instituição escolhida dentro do período estipulado para realizar a matrícula.
Porém, aqueles que não forem selecionados na primeira chamada poderão manifestar interesse na lista de espera, o que aumenta suas chances de conquistar uma vaga.