Nesta sexta-feira (25), praticamente todo o estado de São Paulo está sob alerta de tempestade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão inclui acumulados de até 100 mm de chuva, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Segundo o Inmet, o risco envolve falta de energia elétrica, alagamentos e quedas de árvores em diversas áreas do estado.
A Defesa Civil paulista mobilizou um gabinete de crise com representantes das forças de segurança e concessionárias para coordenar os esforços de segurança e minimizar os impactos.
A concessionária de energia Enel informou que ativará um plano emergencial para atender eventuais interrupções no fornecimento de eletricidade, em resposta à previsão de tempestades e ventos de mais de 70 km/h na região metropolitana de São Paulo.
Cerca de 2.500 profissionais estão de prontidão para lidar com possíveis incidentes nos 24 municípios atendidos pela empresa.
Nesta quinta-feira (24), ventos de até 126 km/h foram registrados em Ourinhos, a cerca de 380 km da capital, e causaram danos em municípios próximos, como Avaré, onde rajadas destruíram um centro de exposições.
Em São Paulo, a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos na noite de quarta-feira (23), com ventos fortes devido à formação de nuvens cumulonimbus provocadas pela alta umidade e pelo calor.
Fim de semana de eleição com tempo instável
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), uma frente fria aumenta a nebulosidade e gera pancadas de chuva que devem se intensificar durante a tarde desta sexta.
A temperatura hoje deve variar entre 21°C e 29°C. No sábado (26), a previsão é de um clima mais ameno, com termômetros entre 17°C e 26°C na cidade de São Paulo.
No domingo (27), dia em que a capital paulista e outras cidades escolhem seus próximos prefeitos, espera-se que o tempo siga nublado, com trovoadas isoladas e uma queda nas temperaturas.
A máxima no domingo deve ser de 20°C, com ventos soprando do sul, conforme previsão do CGE.