Segundo relatório da XP, assinado pelos analistas internacionais Rafael Nobre e Vinícius Araújo, e pela estrategista de ações, Jenni Li, dentre as maiores criptomoedas, os melhores desempenhos da semana foram os das stablecoins, Theter e USD Coin, mantendo o seu valor correlato ao dólar em uma semana de perdas.
Já os destaques negativo ficam por conta da Cardano e Solana, ambas rivais no segmento de contratos inteligentes.
No agregado, o valor das criptomoedas retornou para US$ 1,99 tri, uma queda de 4% versus a semana anterior.
Conforme o relatório, o mercado de ativos digitais segue responsivo aos eventos macroeconômicos, mantendo a sua correlação com ativos de risco, como ações de alta duration.
Além disso, fatores intrínsecos começam a afetar moedas específicas, como é o caso do Bitcoin. No último sábado, o hashrate da moeda atingiu outra máxima histórica, alcançando a marca de 248,11 milhões de terahashes por segundo.
O que isso implica?
A rede acaba tornando mais difícil e menos lucrativa atividade de mineração, causando um impacto direto na margem das companhias envolvidas nesta linha de negócios e acabam induzindo a venda destes ativos por parte dos envolvidos, com o intuito cobrir custos.
Pela primeira vez, desde novembro, os mineradores se encontram em uma posição onde mais vendas estão sendo feitas do que compras. Toda esta movimentação de realização de lucros, pode acabar exercendo uma pressão baixista no preço do ativo.
O índice de medo das criptomoedas também segue sofrendo com fortes oscilações, segundo a alternative. O indicador de sentimento tocou brevemente a zona de medo no último sábado, mas retornou ao neutro nesta quinta-feira, diz o documento.
A dominância do maior ativo digital, o Bitcoin permaneceu estável em 40%, indicando uma menor propensão do mercado para tomar riscos em projetos menos consolidados.
Já o Ethereum, alcançou a marca de 188 milhões de endereços criados, sendo estes os códigos necessários para que os usuários realizem transações.
Embora o número possa ser pouco transparente, dado que o mesmo usuário pode criar múltiplos endereços, a Arcane Research ressalta o vasto potencial que a rede ainda possui, uma vez que apenas 2,3% dos usuários estão envolvidos em atividades de finanças descentralizadas. Por fim, a dominância do ethereum também permaneceu estável em 18%.
Fonte: Coingecko, XP Research. *Os dados acima são até às 16:00 de 17/02/2021