O mundo dos negócios está em constante mudança, e é preciso estar atento às novas tendências para se manter competitivo. Nesse contexto, duas ferramentas podem ser muito úteis: o Índice Big Mac e a Donut Economy.
Índice Big Mac:
O Índice Big Mac é uma ferramenta usada para comparar o poder de compra entre países. Ele é baseado no pressuposto de que o Big Mac é um produto padronizado que é vendido em todo o mundo.
O Índice Big Mac é calculado dividindo o preço de um Big Mac em um país pelo preço de um Big Mac em outro país. O resultado é expresso como um percentual. Por exemplo, se o preço de um Big Mac nos Estados Unidos é de US$ 5,07 e o
preço de um Big Mac no Brasil é de R$ 29,90, o Índice Big Mac para o Brasil é de 56%.
Isso significa que, para comprar um Big Mac nos EUA, um consumidor brasileiro precisaria pagar R$ 56,00.
O Índice Big Mac pode ser usado para estimar a taxa de câmbio entre países, bem como para avaliar o poder de compra de uma moeda.
Donut Economy:
A Donut Economy é um modelo para uma economia sustentável. Ele foi criado por Kate Raworth, economista e autora do livro "Doughnut Economics: Seven Ways to Think Like a 21st-Century Economist".
O modelo da Donut Economy é baseado na ideia de que uma economia sustentável deve atender às necessidades humanas básicas, sem ultrapassar os limites planetários.
A Donut Economy é dividida em dois círculos concêntricos:
- – O círculo interno representa as necessidades humanas básicas, como alimentação, água, moradia, saúde e educação.
- – O círculo externo representa os limites planetários, como o clima, a biodiversidade e os recursos naturais. Uma economia sustentável é aquela que está dentro do donut, atendendo às necessidades humanas básicas sem ultrapassar os limites planetários.
Aplicação
O modelo da Donut Economy pode ser usado para avaliar o impacto dos negócios no meio ambiente. Por exemplo, uma empresa que produz alimentos orgânicos pode ser considerada mais sustentável do que uma empresa que produz alimentos processados.
Conclusão
O Índice Big Mac e a Donut Economy são duas ferramentas que podem ser usadas para analisar o presente e planejar o futuro dos negócios.
As ferramentas apresentadas podem ser usadas para liderar mudanças nos negócios, atendendo às necessidades humanas básicas e respeitando os limites planetários.
Alguns exemplos:
- – Uma empresa pode usar o Índice Big Mac para avaliar o poder de compra de seus clientes em diferentes países.
- – Uma empresa pode usar a Donut Economy para identificar oportunidades de negócios que sejam sustentáveis.
Criatividade nos negócios
Busquei abordar a importância de estar aberto para novas movimentações globais e de desafiar-se, características que são essenciais para a criatividade nos negócios, de defender a necessidade de sair do operacional para o estratégico, o que implica em uma transformação nos negócios.
Apresentei duas ferramentas que podem ser usadas para liderar mudanças nos negócios: o Índice Big Mac e a Donut Economy, e podem ser usadas para alavancar os negócios, atendendo às necessidades humanas básicas e respeitando
os limites planetários.
Algumas dicas para melhorar a análise do presente são:
- – Frequentar ambientes de inovação;
- – Entender mais sobre a nova economia e os novos modelos de negócio que estão surgindo;
- – Não ser uma pessoa "quase";
- – Desafiar-se, ser inquieto(a), indisciplinado(a), fazer novos laços, inspirar-se e transpirar também.
A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.