Criptomoedas: desafios ambientais e éticos para as gerações Y e Z

As criptomoedas têm despertado o interesse de investidores do mundo inteiro, devido seu potencial lucrativo, descentralização e inovação tecnológica que representam, e veem neste ativo, uma diversificação de carteira de investimentos. No entanto, esse entusiasmo é acompanhado por dilemas que não podem ser ignorados.

Num mundo cada vez mais horizontal, colaborativo e de certezas temporárias, o cenário que as moedas digitais sugerem, é um tema controverso. As transformações digitais do mercado financeiro, e as novas tecnologias suscitam preocupações significativas relacionadas inclusive ao meio ambiente.

É sobre este contexto, que o perfil dos investidores em cripto ativos é, em grande parte, composto por jovens com uma propensão para assumir riscos, especialmente das gerações Y (millennials) e Z, devido à sua familiaridade com tecnologia e criptomoedas.

Mas quem são esses jovens investidores? Quais são seus valores pessoais, socioambientais, de investimento e consumo?

As Gerações Z e Y como Forças Transformadoras do Mercado

A Geração Z, composta por indivíduos entre 13 e 26 anos, representa uma parcela crescente dos investidores em criptoativos. Sendo a primeira geração nativa digital.

Características Distintas:

  • – Domínio da Tecnologia: usam a tecnologia para tudo, informar, entreter e investir.
  • – Inovação e Criatividade: Inovadores por natureza, dispostos a experimentar.
  • – Consciência Social: Preocupados com questões socioambientais.
  • – Investimentos: Propensos a investir em criptomoedas, ações de empresas inovadoras, entre outros.

Uma reflexão: a Geração Z está redefinindo o mercado de bens de consumo e
investimentos.

A Geração Y, também conhecida como millennials, com idades entre 27 e 42 anos, compõe a maioria dos investidores em criptoativos. Cresceram em um ambiente em que a internet e a tecnologia das coisas já fazem parte integrante de suas vidas.

Características Distintas:

  • – Proficiência Tecnológica: Abraçaram tecnologias emergentes.
  • – Cultura Colaborativa: Trabalham em equipe e compartilham informações.
  • – Consciência Social: Preocupados com as questões socioambientais.
  • – Investimentos: Inclinados a investir, e dispostos a assumir riscos com retornos mais elevados. Investem em ações, imoveis e produtos financeiros inovadores.

A Geração Y exerce influência sobre o mercado de bens de consumo e investimentos, e as empresas precisam compreender seus valores e necessidades.

Do comércio eletrônico, a investimentos alternativos, como criptomoedas e tokenização do mercado imobiliário, são algumas das áreas de interesse para essa geração.

Validando o mercado

De acordo com um estudo* apresentado, as faixas etárias de 18 a 26 anos e 27 a 42 anos representam, respectivamente, 52% e 32% dos investidores em criptoativos. No caso da B3, as mesmas faixas etárias representam, respectivamente, 25% e 40% do total de investidores.

Em relação ao crescimento entre 2021 e 2022, a faixa etária de 18 a 26 anos apresentou o maior crescimento no número de investidores em cripto ativos, com um aumento de 150%. Já a faixa etária de 27 a 42 anos apresentou um crescimento de 50% no mesmo período.

Explorando o lado escuro das criptomoedas

Os cripto ativos apresentam desafios éticos e ambientais que não podem ser ignorados. A mineração de cripto ativos consome uma quantidade significativa de energia, frequentemente de fontes não renováveis, resultando em emissões de carbono comparáveis às de nações industrializadas.

A Lição do Nubank

O Nubank (ROXO34), uma das principais fintechs do Brasil, viu suas emissões de carbono aumentarem em impressionantes 140% no ano de 2022. O negócio de criptomoedas foi apontado como um dos principais responsáveis por esse aumento.

Desafio universal: educação e informações adequadas

O comportamento das gerações Z e Y em relação aos investimentos em criptoativos desafia generalizações comuns sobre as gerações mais jovens. Essa dinâmica sublinha a importância de proporcionar educação e informações adequadas a todas as gerações, preparando-as para tomar decisões éticas e conscientes em meio aos desafios socioambientais que enfrentamos.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.