Bancos

Itaú (ITUB4): super app é foco principal para 2º semestre; BTG aprova movimento

Banco muda abordagem, com foco central na experiência do cliente

Itaú (ITUB4): super app é foco principal para 2º semestre; BTG aprova movimento

Nesta quinta-feira (20), o Itaú Unibanco (ITUB4) transmitiu ao vivo seu Itaú Day para discutir sua transformação digital, tecnologia, cultura, o cenário competitivo e vários outros tópicos.

A administração sinalizou vários desafios, incluindo fechar a lacuna tecnológica, manter a cultura corporativa e gerenciar a complexidade devido a um vasto portfólio de produtos.

Durante o evento, ficou claro que o principal foco do CEO Milton Maluhy em 2024 é garantir que o Itaú tenha o custo para servir (CTS) correto e migrar todos os clientes “monoline” para o super app One Itaú, proporcionando a eles serviços bancários completos (e oportunidades de cross-selling).

Em relação ao crescimento, o Itaú continua focado em mudar de uma abordagem centrada no produto para uma abordagem centrada no cliente, aproveitando novos aplicativos e automação no segmento de PMEs (pequenas e médias empresas) e aprimorando a UX para aumentar a receita.

A gestão também reforçou que o banco está naturalmente exposto ao ambiente macroeconômico. Com as novidades apresentadas hoje, o BTG Pactual pontuou que o diretor-presidente da companhia tem sido um guia importante para o Itaú.

“Acreditamos que Milton Maluhy provou ser exatamente o que o Itaú precisava. Apoiado pelos copresidentes e uma equipe de gestão cada vez mais alinhada, ele acelerou a transformação digital do banco, indo muito além de simplesmente mover para a nuvem e reescrever código”, escreveram os analistas Eduardo Rosman, Ricardo Buchpiguel e Thiago Paura.

Os analistas acreditam que com a nova abordagem e o super app One Itaú, o banco também passou do modo defesa para o modo ataque. Agora, a visão é de que o Itaú não quer ser um “seguidor rápido”, mas sim um “pioneiro”, sempre guiado por uma visão centrada no cliente.

O BTG mantém a escolha do banco como a principal neste setor na América Latina. Os analistas recomendam compra na ação #ITUB4, com preço-alvo de R$ 42,00 em doze meses. Nesta quinta-feira (20), os papéis da empresa recuavam 0,47%, a R$ 31,98, por volta de 12:16 (horário de Brasília).