A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a proposta do ministro Gilmar Mendes de conceder liberdade provisória para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva até que seja julgado o pedido de suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na análise do caso envolvendo o tríplex do Guarujá. A defesa acusa Moro de ter agido com “parcialidade” ao condená-lo. Agora, Lula terá de aguardar o julgamento do processo contra Moro pela Segunda Turma.
A sugestão de Mendes foi feita hoje e permitiria ao ex-presidente sair da cadeia até a decisão final. Foram três votos contra o benefício e dois a favor. Mendes trouxe a ideia de libertar Lula diante da pressão de parte da opinião pública e do Partido dos Trabalhadores após a divulgação de conversas entre Moro e integrantes da Operação Lava Jato, que indicariam conduta imprópria do ex-juiz ao orientar os procuradores e até ajudar na busca de testemunhas.
Hoje, a Segunda Turma também negou o primeiro pedido de habeas corpus da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que contestava a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que confirmou a condenação do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá. O pedido foi negado por quatro votos a um.
Às 18 horas, começou o julgamento do habeas corpus que pode liberar o ex-presidente até o julgamento do caso de suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.
O post Supremo nega segundo pedido de liberdade de Lula apareceu primeiro em Arena do Pavini.