Na terça-feira (14), a agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou os IDRs (ratings de inadimplência de emissor) de longo prazo em moedas estrangeira e local ‘BBB-’ e o rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’ da Suzano (SUZB3), com perspectiva estável para ambos.
De acordo com o documento, as classificações refletem a posição da empresa como líder mundial na produção de celulose de mercado, e seu forte modelo de negócios como produtora de celulose de mercado de baixo custo.
Adicionalmente, o rating incorpora a sua posição de liderança na produção de papéis para imprimir e escrever e de papel-cartão no Brasil e a sua presença crescente no mercado brasileiro de papel tissue.
A forte posição de liquidez da empresa e o confortável cronograma de amortização da dívida também são considerados nos ratings, declarou a Fitch.
Já a perspectiva estável reflete a expectativa de que a alavancagem líquida da Suzano permaneça abaixo de 3,5x durante o período de investimentos mais elevados no projeto Cerrado, sustentada pela forte geração de caixa operacional.
A dívida líquida da Suzano deve permanecer abaixo de US$ 12 bilhões em 2023 e 2024, uma vez que a companhia deve financiar os investimentos na nova fábrica de celulose, com forte geração de caixa operacional, concluiu a agência.