Reajuste

Tarifa de ônibus de SP: justiça mantém aumento para R$ 5 em 2025

Passagem não era reajustada desde 2020

Ônibus articulado estacionado em terminal coberto de São Paulo, aguardando o embarque de passageiros.
Ônibus articulado estacionado em terminal coberto de São Paulo, aguardando o embarque de passageiros. | (Reprodução: Wikipedia?

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter o aumento da tarifa de ônibus na capital paulista.

A partir da próxima segunda-feira (6), a passagem passará de R$ 4,40 para R$ 5, um reajuste de 13,6%. O valor não sofria alteração desde 2020, quando foi congelado durante a gestão do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB).

Decisão judicial da tarifa de ônibus

A decisão foi proferida pelo juiz Bruno Luiz Cassiolato, que analisou o caso durante o plantão do Judiciário.

Ele negou o pedido de suspensão do aumento da tarifa apresentado em uma ação popular movida por parlamentares do PSOL, que alegaram falta de participação popular na reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).

Segundo o magistrado, a documentação apresentada pela Prefeitura justificou o reajuste da tarifa de ônibus. O processo será encaminhado ao juiz natural do caso, que dará continuidade à análise após o recesso do Judiciário.

A tarifa estava congelada em R$ 4,40 há quatro anos. Segundo a Prefeitura, a recomposição com base na inflação acumulada desde 2020 levaria o valor a R$ 5,84.

O reajuste para R$ 5 foi apresentado pela SPTrans durante reunião do CMTT no último dia 26 de dezembro. Inicialmente, foi cogitado um aumento para R$ 5,20, mas o valor final foi reduzido.

A administração municipal justificou o aumento com base em fatores como o custo do diesel, o dissídio dos funcionários, a inflação e a alta do dólar. Segundo a SPTrans, a cada R$ 0,10 de reajuste na tarifa, a receita tarifária aumenta em R$ 106 milhões por ano.

Transporte público

Mesmo com o reajuste da tarifa, todas as gratuidades existentes serão mantidas, incluindo a integração entre até quatro ônibus no período de três horas.

Em 2024, o sistema municipal de transporte custou R$ 11,4 bilhões, dos quais mais da metade foi subsidiada pela Prefeitura, por meio da chamada “compensação tarifária”.

Durante a reunião do CMTT, representantes da sociedade civil questionaram a qualidade do serviço, o tamanho da frota e as informações financeiras apresentadas pela SPTrans.

O Ministério Público também investiga uma possível fraude no sistema de bilhetes únicos, gerido pela empresa municipal.