Um novo alerta de “perigo” para tempestades em São Paulo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (19). O aviso laranja, válido entre hoje e a próxima quinta-feira (20), abrange toda a região do litoral, Vale do Ribeira e a região metropolitana do estado.
A capital paulista já enfrentou chuvas intensas na terça-feira (17), incluindo momentos de granizo.
Durante a tarde e a noite, foram registradas rajadas de vento de até 43 km/h, com acúmulo de chuva de 32 mm na zona norte, a região mais afetada do dia, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura.
Apesar dos temporais, os períodos de chuva intensa foram curtos.
Previsão de tempestades mais severas
Para esta quarta-feira, a previsão meteorológica é ainda mais preocupante.
O boletim do Inmet alerta para “chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h”, além do risco de “corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”.
Segundo meteorologistas, a capital paulista pode enfrentar condições climáticas semelhantes às que atingiram o litoral na terça-feira.
Em Bertioga e Iguape, por exemplo, foram registrados 158,8 mm e 156,4 mm de chuva, respectivamente, devido à combinação de altas temperaturas e umidade.
Com isso, a faixa centro-leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, continua em estado de atenção para temporais que podem acumular até 100 mm de chuva, aumentando os riscos de transtornos como alagamentos e interrupções no fornecimento de energia.
Aviso também para o Sul do país
O mesmo alerta laranja emitido para São Paulo também se aplica aos litorais do Paraná e Santa Catarina, com atenção especial para o Vale do Itajaí.
O nível laranja do Inmet indica “perigo”, sendo um degrau abaixo do alerta vermelho, que sinaliza “grande perigo”.
Calor segue intenso em meio às tempestades
Apesar das chuvas e tempestades previstas, o calor continuará intenso em São Paulo.
As temperaturas podem chegar a 30°C em Santos, 35°C na capital, 34°C em Araçatuba (oeste) e 36°C em Ribeirão Preto (norte).
No Rio de Janeiro, a situação será ainda mais extrema, com os termômetros podendo atingir os 38°C.
Diante desse cenário, autoridades recomendam precaução aos moradores e motoristas, evitando regiões propensas a alagamentos e tomando cuidado com ventos fortes e descargas elétricas.
A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as recomendações de segurança para minimizar riscos durante o período de instabilidade climática.