SpaceMercado

Temporada de balanços do 2º tri foi uma surpresa negativa, segundo Genial

A casa aponta ainda que as corporações brasileiras têm sido afetadas pelo alto nível de alavancagem financeira

- Divulgação
- Divulgação

Os resultados do segundo trimestre de 2023 evidenciaram que a conjuntura atual é desafiadora tanto para as empresas locais quanto para as exportadoras, segundo a análise da Genial Investimentos.

Apesar disso, a instituição aponta que a expectativa da queda dos juros sinaliza que há um otimismo de que a situação possa apresentar melhoras no médio prazo.

O estrategista de ações da Genial, Filipe Villegas, afirmou que avaliando os balanços do período de abril a junho, os números vieram, em sua maioria, abaixo das expectativas, com destaque para EBITDA (50%) e lucro líquido (51%).

"Depois de um primeiro trimestre que de certa maneira foi inspirador, os resultados mais recentes refletem os desafios do cenário econômico local e internacional", ressalta Villegas. 

Em relação aos resultados de empresas focadas no mercado interno em comparação às exportadoras, houve uma queda no desempenho de ambas. No entanto, conforme a Genial, as empresas com foco doméstico demonstraram certa resiliência, sugerindo que o ambiente global é mais desafiador que o nacional.

A casa aponta ainda que as corporações brasileiras têm sido afetadas pelo alto nível de alavancagem financeira.

"Diante da perspectiva de queda nas taxas de juros, este fator poderá se tornar um importante catalisador para a melhora dos resultados. Mesmo assim, o cenário permanece com perspectivas negativas e repleto de desafios", diz o relatório da Genial.