Thetan Arena é um game que faz uso da tecnologia blockchain. Ele pode ser baixado em versões para PC, Android ou iOS. Na primeira vez em que joga, o jogador recebe de graça um personagem (herói), que usa para competir.
À medida que avança no game, você pode conseguir até mais dois outros heróis. A aquisição de outros, representados por tokens não-fungíveis (na sigla em inglês, NFTs), poderá ser feita com um dos tokens do game.
O primeiro é o Thetan Coin (THC), que também serve de recompensa por desempenho em batalhas, por triunfos em torneios e pela realização de streaming. O outro token do Thetan Arena é o Thetan Gem (THG), que funciona como token de governança, pois seus detentores podem participar de decisões quanto a características e recursos do game, embora, como salienta o site do game, não exerçam influência sobre o gerenciamento da Wolffun, empresa que o criou.
Uma visão mais detalhada sobre o Thetan Arena
É possível jogar Thetan Arena sozinho, como parte de uma dupla ou de uma equipe de quatro participantes. Segundo os desenvolvedores do game, a participação em torneios e no marketplace do jogo, bem como em eventos especiais que serão realizados no futuro, serão fontes de Thetan Gems para os jogadores.
Os tokens citados acima foram criados com a finalidade de conciliar e otimizar escalabilidade e sustentabilidade, além de permitir que os jogadores tenham acesso aos ganhos que obtiverem com seus desempenhos no Thetan Arena.
Além de poderem ser recompensados pela realização de staking, aqueles que fizerem isso terão a oportunidade de investir em projetos especiais. Para quem ainda não conhece, staking é o processo em que tokens são postos à parte por um período, durante o qual são remunerados com recompensas como juros.
Cotação do Thetan Arena despencou no ano
Segundo o site CoinMarketCap, o valor do THC é de $0.003686 dólar na data em que este artigo está sendo escrito (em 7 de novembro de 2022), bem abaixo da cotação de quase US$ 1 dólar que tinha há cerca de um ano, com isso, é um dos jogos de criptomoedas que mais se desvalorizaram no ano até aqui. Veja abaixo o gráfico de desempenho do THC nos últimos 365 dias:
Apesar de experimentarem fases de valorização (por exemplo, a cotação de THC subiu cerca de 10% entre 28 de outubro e 3 de novembro), ainda assim fica evidente que o jogo não está com muita moral no mercado. Mais informações sobre Thetan Arena e os tokens Thetan Coin e Thetan Gem podem ser encontradas no site do game, onde uma avaliação criteriosa é mandatória para quem pretende investir no jogo.
Novos jogos cripto aparecem como alternativas mais promissoras
Os tokens de Thetan Arena, provavelmente, são menos promissores do que o RIA (do Calvaria: Duels of Eternity), o Tamadoge (do tamaverse) e o IBAT (do Battle Infinity). Veja nos próximos tópicos um pouco mais sobre cada um destes games.
RIA
O RIA é o token de Calvaria: Duels of Eternity, um game do tipo play-to-earn que envolve cartas na forma de tokens não-fungíveis, as quais representam personagens do universo do game, cada um deles com poderes específicos.
Os jogadores poderão usar RIA para comprar cartas que sejam adequadas às suas estratégias e poderão receber o token em troca das que quiserem vender. Além disso, será possível fazer staking com ele, o que, além de rendimentos, dará o direito a participar de decisões relativas ao ecossistema de Calvaria.
Em artigo publicado no site Inside Bitcoins, em fins de outubro, Patrick Jennings afirmou que o RIA tem potencial para ter seu valor multiplicado várias vezes. Mais informações sobre Calvaria, seu token e os personagens do game podem ser encontrados no site da plataforma.
>>> Visitar Calvaria: Duels of Eternity <<<
TAMA
O TAMA, uma das meme coins inspiradas pelo sucesso do Dogecoin, foi criado para servir de token do tamaverse, um projeto ambicioso que, segundo seus desenvolvedores, combinará uma versão própria de metaverso com o modelo play-to-earn. O suprimento de TAMA é limitado por um teto, o que torna mais difícil que seu valor entre em colapso devido a uma expansão muito grande de sua oferta.
Segundo os desenvolvedores do tamaverse, ele e seu token, o TAMA, representam o futuro do ecossistema Doge e do modelo play-to-earn de modo geral. Os jogadores poderão criar e treinar bichos virtuais, representados por NFTs, e usá-los para competir uns com os outros. A liderança dos torneios poderão valer a eles recompensas, na forma de TAMA, que poderá ser usado, também, na compra de bichos em loja virtual.
Na fase de pré-venda do ativo, a quantidade de tokens disponibilizada para compra foi adquirida em menos de 2 meses, resultando em um total angariado de US$ 19 milhões de dólares. Realmente é um resultado muito bom, especialmente quando se leva em conta o inverno cripto. Depois de sua primeira listagem em uma exchange, o token chegou a acumular valorização superior a 1000%.
No mês de agosto deste ano, o jornal The Herald, da Escócia, apresentou cinco motivos que permitem considerar TAMA uma criptomoeda promissora. Entre eles, estava a sua comunidade, que é numerosa e engajada, e, àquela altura, incluía mais de 70 mil seguidores na conta oficial no Twitter.
A combinação de competições, oportunidades de ganhar dinheiro e a exploração de um mundo virtual pode se mostrar suficientemente interessantes para atrair jogadores, o que aumentará a demanda de TAMA, empurrando para cima sua cotação.
Resta ver, por exemplo, se os desenvolvedores do tamaverse conseguirão tirar do papel os recursos e possibilidades que prometeram, o que inclui permitir que os bichos virtuais brinquem com amigos no universo virtual.
>>>Comprar Tamadoge<<<
IBAT
Battle Infinity é uma plataforma de games de temática esportiva que segue o modelo play-to-earn. Segundo seus desenvolvedores, ela oferecerá, além de jogos e recompensas, uma experiência imersiva em uma versão própria de metaverso na qual os jogadores poderão interagir entre si, explorar um mundo virtual e participar de eventos nele.
O IBAT foi concebido para ser o token de utilidade do Battle Infinity, com o qual os participantes pagarão por ingressos para disputar partidas e poderão comprar itens tokenizados, além de que poderão receber o token como recompensa por seu desempenho nas partidas.
O token já pode ser comprado em exchanges como LBank e PancakeSwap. Um interessante recurso já em operação na plataforma Battle Infinity é o que permite a realização de staking com IBAT, que, no momento, está pagando juros altos de até 20% para investimentos de 12 meses.
Um dos trunfos do Battle Infinity é ter sido submetido a uma auditoria de segurança digital da empresa SolidProof, na qual foi aprovado. Apesar de atrativos como a possibilidade de ganhar dinheiro com staking, é provável que a maior fonte de demanda para o IBAT seja seu papel como token de utilidade de Battle Infinity, o que significa que seu desempenho como investimento e provavelmente dependerá do sucesso da plataforma em satisfazer os jogadores.
Os principais recursos prometidos para Battle Infinity ainda não entraram em operação, mas o cronograma de desenvolvimento da plataforma, exposto no site desta, tem sido, até o momento, cumprido, inclusive com as primeiras listagens em exchanges centralizadas.
>>> Conheça o Battle Infinity <<<
Conclusão
Embora sejam projetos relativamente jovens e cujos principais recursos ainda não estão em operação, Calvaria, Tamadoge e Battle Infinity parecem ser jogos mais interessantes do que Thetan Arena, e seus tokens de utilidade, mais promissores do que Thetan Coin e Thetan Gem.
É preciso, no entanto, ressaltar que é difícil prever a trajetória de ativos como criptomoedas. O investidor interessado em um ativo ou conjunto de ativos deve fazer sua própria pesquisa antes de tomar as suas decisões. Sempre levando em conta que deve manter seu portfólio devidamente diversificado para mitigar os riscos.