TRIUNFO

Triunfo em alta; Aeroporto de Viracopos será relicitado

-
-

Por Gabriel Codas, da Investing.com – As ações da Triunfo (SA:TPIS3) operam com ganhos nesta sexta-feira na B3. O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto na quinta-feira que qualifica o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para fins de relicitação, de acordo com o Diário Oficial da União de hoje.

Por volta das 13h21, os ativos da Triunfo tinham valorização de 1,41% a R$ 1,44.

O decreto prevê que o Ministério da Infraestrutura submeta em até 90 dias ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos a avaliação quanto à possibilidade de transferência das dívidas adquiridas pela atual concessionária junto aos financiadores para a nova concessionária, e que a análise de vantajosidade depende da manifestação do Ministério da Economia

A qualificação do aeroporto para fins de relicitação perderá sua eficácia caso não seja firmado o Termo de Aditivo ao Contrato de Concessão, no prazo de até 90 dias.

Em março, a concessionária Viracopos Aeroporto Brasil enviou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil),o pedido de devolução amigável do aeroporto, para que o concessionário administre o bem público até a conclusão de uma nova licitação. A empresa alegou as altas outorgas contratuais em um momento de recessão econômica.

A administradora também reclamou que a agência não promoveu a desapropriação de áreas no entorno do aeroporto, o que inviabilizou sua exploração comercial a partir da construção de centros de convenção, hotéis, e lotes que seriam ofertados ao mercado privado.