
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está otimista com a possibilidade de chegar a um acordo comercial com a China, segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta sexta-feira (11).
Na quarta-feira (9), Trump anunciou uma pausa de 90 dias na aplicação de novas tarifas contra países que não retaliaram as medidas norte-americanas.
A China anunciou nesta sexta um novo aumento nas tarifas sobre produtos importados dos EUA, e elevou a alíquota de 84,0% para 125,0%, em mais um capítulo da escalada da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
A medida foi uma resposta direta às ações do governo norte-americano, que impôs tarifas de até 145% sobre alguns produtos chineses, segundo comunicado oficial de Pequim.
Em nota, o Ministério das Finanças da China classificou as tarifas americanas como “um ato completamente unilateral de intimidação e coerção“, que “viola gravemente as regras do comércio internacional e econômico, as leis econômicas básicas e o bom senso“.