Na noite de segunda-feira, 19, a Vale (VALE3) reportou números do seu relatório de produção referentes ao segundo trimestre deste ano, que apontam um crescimento de 11,3% na produção de minério de ferro ante o registrado no período de janeiro a março.
Segundo a Ativa, a Vale tem apresentado "incrementos consecutivos na sua capacidade de produção de minério de ferro". "A mineradora se aproxima do limite superior do seu guidance para 2021 (335 milhões de toneladas por ano). A viabilidade do cumprimento do guidance e a potência de seu mercado arrefecem maiores preocupações quanto ao seu nível produtivo",disse Ilan Arbetman, analista de Research da Ativa Investimentos.
Ainda ontem à noite, a companhia comunicou que descontinuou suas estimativas para a produção média de níquel no período de 2021 a 2023 e para a produção de cobre em 2021.
Segundo a companhia, os guidances se encontram em revisão "devido às incertezas relativas ao prazo para a retomada da produção nas operações de Sudbury, no Canadá, e à implementação de processos de segurança e manutenção nos ativos de Sossego e Salobo"
Entretanto, a Ativa reforça sua visão sobre a Vale "como um player premium e bem posicionado para evoluir operacionalmente diante das condições atuais do mercado onde atua", apesar da produção de metais básicos ter sido afetada significativamente pela paralisação de funcionários.