O Itaú BBA divulgou, nesta sexta-feira (22), uma mudança em sua carteira de dividendos, que consiste em uma troca na lista de cinco ações de companhias que se destacam em termos de remuneração aos acionistas. Agora, a Vale (VALE3) toma a posição da Gerdau (GGBR4), enquanto B3 (B3SA3), Caixa Seguridade (CXSE3), CPFL Energia (CPFE3) e Vibra (VBBR3) permanecem nos destaques do banco.
Em relatório, Victor Natal, o estrategista de ações para pessoa física do Itaú BBA, cita como razão da entrada da Vale na lista a expansão da economia chinesa. Ele tem em mente que a troca por outra empresa do setor de mineração e siderurgia, mesmo em um momento de incertezas, é válida porque a Vale conta com maior carrego e perspectivas de rendimento de dividendos.
“O raciocínio não é diferente para o minério de ferro – a commodity é importada e então transformada em aço que, por sua vez, vai servir de insumo para os setores industriais, de infraestrutura e imobiliário, principalmente”, escreve o especialista.
“Apesar de o setor imobiliário chinês seguir desaquecido, sem grande perspectiva de melhora no curto prazo, a produção de aço chinesa vem surpreendendo positivamente ao mesmo tempo que os estoques continuam apertados, o que indica, provavelmente, que outros setores e a exportação estejam compensando essa demanda mais fraca”, prossegue.