Commodities

Vale (VALE3) sobe 1,5%, com impulso dos preços de minério de ferro na Ásia

Na véspera, o conselho de administração da mineradora deliberou a instalação do Comitê de Nomeação, para assessorar o processo de eleição de seu colegiado que ocorrerá na próxima assembleia-geral ordinária (AGO), em 29 de abril

-
-

Por volta das 10:23, as ações de Vale (VALE3) subiam 1,46%, cotadas a R$ 85,72. O desempenho da companhia era impulsionado pela disparada dos preços do minério de ferro na Ásia, em dia que o Ibovespa caía levemente, no reflexo do mau desempenho das bolsas do exterior.

Em Dalian, o preço da commodity subiu mais de 7% nesta sexta-feira (28), impulsionado por uma combinação de esperanças de que a flexibilização monetária intensificada da China estimularia a demanda e os temores sobre as perspectivas de oferta apertada.

O tom de alta foi sustentado, mesmo com alguns traders afastados antes do feriado do Ano Novo Lunar de uma semana, a partir de 31 de janeiro.

Já em Singapura, o preço do minério de ferro avançou 6,69%, com negociações a US$ 147,10 por tonelada, o que reflete alguns fatores principais: a queda sazonal da produção global (por exemplo, devido às condições climáticas brasileiras), ao possível choque de produção na Austrália, em meio a sérios desafios com os números de casos de Covid-19 e rumores de paralisações e, por fim, fortes expectativas quanto às promessas chinesas de estabilizar a economia e sustentar as perspectivas de consumo de longo prazo.

Eleição de colegiado

Na véspera, o conselho de administração da Vale (VALE3) deliberou a instalação do Comitê de Nomeação, para assessorar o processo de eleição de seu colegiado que ocorrerá na próxima assembleia-geral ordinária (AGO), em 29 de abril.

O atual conselho foi eleito pelo regime do voto múltiplo e, como houve renúncia de um dos membros, a próxima assembleia deve eleger todo o colegiado.

Para compor o Comitê de Nomeação foram eleitos pelo Conselho de Administração os seguintes membros: José Luciano Penido, Daniel Stieler, Murilo Passos e Roberto da Cunha Castello Branco.

O comitê foi criado pela Vale em 2020, como parte do processo de transição para empresa de capital disperso e seguindo o processo de evolução do modelo de governança, para adaptá-lo às novas exigências do Regulamento do Novo Mercado, demandas de investidores e às boas práticas internacionais.

As informações são de Genial Investimentos e Reuters.