Criptomoedas

Veja esse projeto de criptomoeda que promete revolucionar o trabalho de qualquer freelancer

- Foto: Kindel Media/ Pexels
- Foto: Kindel Media/ Pexels

Quem é sabe a dor e a delícia de ser um freelancer e é sobre isso que vamos falar aqui, as vantagens e desvantagens, além de dicas para você acertar no caminho do trabalho independente. E você ainda vai conhecer o projeto cripto que usa a tecnologia blockchain para garantir mais segurança e taxas menores para freelancers e contratantes.

Talvez, para muitas pessoas, ter a liberdade para fazer os próprios horários e não ter um chefe seja a grande vantagem de ser um freelancer. Se você quiser, pode trabalhar de madrugada, durante o dia ou à noite, pode definir quantas horas deseja dedicar ao seu trabalho.

Nem todas as profissões são apropriadas para um freelancer, mas são muitas opções que contratam os serviços por demanda, como produção de conteúdo para sites, blogs, email, design para redes sociais e a área de tecnologia, como os programadores.

>>> Conheça o DeeLance <<<

Valeska Petek, mentora de carreiras, falou à Folha, sobre o uso desse formato de trabalho para quem está em transição de carreira: 

O profissional pode optar por esse tipo de trabalho como uma forma de experimentação para avaliar se aquela área combina com seu perfil e ter certeza de que escolheu a atividade certa”.

As vantagens: ter autonomia, flexibilidade de horário, trabalhar em home office, ser o próprio chefe, desenvolver seu estilo de trabalho.

As desvantagens: não ter um salário garantido no fim do mês, investir em equipamento de trabalho, trabalho solitário, necessidade de ter disciplina, não contar com os direitos trabalhistas que um empregado de carteira assinada tem, risco de não receber o pagamento acertado com o cliente.

A Folha ouviu alguns profissionais sobre dificuldades encontradas pelos freelancers. A produtora de conteúdo, Marina Baruch, deu dicas sobre como organizar a rotina:

"Tenho uma meta de faturamento e tento trabalhar 30 horas por semana. E tudo o que eu faço é cronometrado. Uso uma ferramenta chamada Clockify para monitorar tudo o que faço no dia a dia. Se gastei dez minutos para responder um cliente, eu marco o tempo que me dediquei a esse atendimento. Assim, no final do mês, vejo o quanto gastei com cada um e avalio se o que ele está me pagando vale a pena. Para me organizar, uso o método bullet journal [método de organização criado pelo designer de produto digital Ryder Caroll]. E gosto de seguir o horário comercial de trabalho".

Já a estudante de arquitetura e urbanismo, Milena Ayala, falou como estabelece os preços dos serviços:

"O primeiro passo é conhecer seus gastos fixos e mensais para saber o quanto precisa ganhar mensalmente. Depois disso, precisa entender qual é a média salarial de freelancer para saber como calcular esse valor. Isso envolve alguns fatores como hora trabalhada, tamanho do serviço e complexidade do trabalho prestado. É sempre importante considerar esses pilares na hora de passar o valor".

>>> Conheça o DeeLance <<<

Dicas para conseguir projetos e uma novidade no mercado

Um dos lugares mais usados pelos freelancers é o LinkedIn, onde além de publicar trabalhos, é possível criar um networking. Mas há profissionais que usam outras redes sociais, como o Instagram.

Além disso, existem os sites especializados em fazer a intermediação entre contratantes e freelancers, mas há algo novo chegando ao mercado, que promete mais garantias para os profissionais, tanto em relação ao pagamento, quanto à propriedade da autoria. Veja a seguir por que isso é possível.

DeeLance: plataforma cripto para freelancers

Trata-se do projeto de criptomoeda, DeeLance, que utiliza a tecnologia blockchain para conectar as duas partes interessadas e sem intermediários, o que reduz os custos com taxas e ainda funciona como um investimento em criptoativo.

O Deelance é uma plataforma em desenvolvimento para o metaverso e a Web3, que deseja suprir demandas geradas pelas plataformas que existem, atualmente, no mercado como falta de transparência e de segurança e a cobrança de altas taxas, além da falta de sentimento de comunidade;

O projeto vai seguir o sistema peer-to-peer, ou seja, os recrutadores e os freelancers terão um espaço seguro de ligação direta e sem a intervenção de terceiros;

Os contratantes vão oferecer as vagas na plataforma e os freelancers vão concorrer aos projetos propostos. 

Como a reputação dos usuários será registrada em blockchain pública, haverá mais transparência na disputa por um trabalho. 

Os pagamentos serão no sistema de caução, os recrutadores depositam os valores dos trabalhos em uma conta caução e esses valores são liberados aos freelancers na entrega do trabalho. 

O pagamento será feito se o trabalho entregue estiver com todas as especificações combinadas previamente e registradas em um smart contract, o que é uma vantagem do blockchain.

O DeeLance está em fase de pré-venda, o que significa arrecadação de fundos para o desenvolvimento do projeto. Quem investir nessa fase, terá maiores lucros quando o token for lançado nas exchanges.

>>> Conheça o DeeLance <<<