As compras no varejo digital são cada vez mais frequentes no Brasil, principalmente após as restrições impostas pela pandemia. De acordo com a Neotrust, em 2021, o e-commerce teve faturamento de R$ 161 bilhões, aumento de 26,9% em relação a 2020. Se comparado a 2019, o comércio eletrônico teve um salto de 113,9%. O número de pedidos também subiu, somando mais de 353 milhões de compras no ano passado.
Com a aceleração do e-commerce, o número de golpes tem crescido proporcionalmente no país. O app Confi, que monitora vendas no e-commerce, evita fraudes e é gratuito, já investigou mais de 6,8 mil transações suspeitas desde 2019 que totalizam mais de R$ 8 milhões em transações.
Para ajudar o consumidor a fazer compras mais seguras com o cartão de crédito, o especialista Felipe Píris, líder da Confi, separou quatro dicas que possibilitam uma experiência no e-commerce com mais confiança e proteção.
1. Não salve dados pessoais no navegador
Ao fazer compras online, o navegador traz a opção de salvar dados pessoais e de cartão de crédito. Felipe Piris orienta que a prática pode ser nociva ao consumidor, pois essas informações podem ser roubadas por hackers.
“Uma das formas de se proteger é desativando o preenchimento automático, assim os dados transacionais não serão armazenados e não poderão ser utilizados por pessoas mal-intencionadas”, explica.
2. Utilize o cartão virtual em compras online
Piris analisa que utilizar o cartão de crédito virtual traz mais segurança ao usuário que a versão física, porque há a possibilidade de a versão virtual ser temporária.
“Muitos bancos e instituições financeiras dão a opção do cartão virtual temporário, que expira após utilização. Ele permite apenas uma compra, o que assegura maior proteção no e-commerce", orienta.
3. Esteja atento à sua fatura
É fundamental que o consumidor esteja de olho a cada compra que entra na fatura do cartão de crédito. Uma boa forma de se manter atualizado é ativando as notificações do seu banco, assim é possível ser avisado a cada transação realizada.
“Em caso de uma compra não reconhecida, é necessário entrar em contato com a instituição financeira o mais rápido possível para cancelar a compra e receber o estorno”, explica.
4. Use aplicativos confiáveis que protejam suas compras
Apesar de ser fundamental verificar a fatura do cartão de crédito de forma constante, existem outros golpes que o consumidor não consegue monitorar, como o uso indevido de dados pessoais em compras fraudulentas.
O app Confi é um exemplo de ferramenta que assegura maior proteção ao usuário, identificando não somente as transações realizadas pelo cartão de crédito, mas também realizando um monitoramento de compras por meio do CPF.