O setor do e-commerce brasileiro terminou o primeiro trimestre de 2021 com crescimento de 91,6% na comparação anual. As informações foram divulgadas hoje (28) pelo estudo da MasterCard SpendingPulse.
O Mastercard SpendingPulse é um indicador macroeconômico de vendas no varejo em todos os tipos de pagamento em certos mercados globais.
Os relatórios baseiam-se na atividade agregada de vendas na rede de pagamentos da Mastercard, combinada com estimativas baseadas em pesquisas para determinadas outras formas de pagamento, como dinheiro e cheque.
De acordo com a pesquisa, os setores de eletrônicos (+134,1%) e farmácia (+102,4%), tiveram as altas mais expressivas no trimestre.
Os dados informam ainda que o mês de março registrou crescimento de 84,7% no comparativo com o mesmo período de 2020.
"Após um ano em que o cenário pandêmico acelerou toda a digitalização da indústria, pudemos ver, no primeiro trimestre, um crescimento histórico no e-commerce, nunca visto em um período de 10 anos", disse Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard Brasil.
O levantamento também indica que o varejo físico brasileiro registrou queda de 4,4% no primeiro trimestre deste ano, e baixa de 7% em março.
"Esses dados reforçam a contínua e crescente preferência dos consumidores por novas tecnologias e pelo consumo online", completa Bassols.