Descarbonização

Vibra (VBBR3) quer entregar mais de 50 milhões de litros de biodiesel por cabotagem em 2022

Desde 2019 companhia leva biodiesel do porto de Rio Grande (RS) para Suape (PE). Cada navio retira, em média, 200 caminhões das estradas

Vibra Energia - Divulgação
Vibra Energia - Divulgação

Desafiada a encontrar uma solução que mitigasse os impactos ambientais gerados pelos milhares de caminhões necessários para a entrega de biodiesel do Rio Grande do Sul para o Nordeste pelo modal rodoviário, a Vibra iniciou, em 2019, operação de cabotagem do biocombustível a partir do porto de Rio Grande para Suape. Com a nova rota, cada navio retira cerca de 200 caminhões das estradas.

Com a demanda aquecida por biodiesel nos estados do Nordeste, a empresa pretende elevar em até 20% as entregas do biocombustível por cabotagem, superando os 50 milhões de litros.

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Na prática, a nova rota Sul – Nordeste via cabotagem permite a economia e a redução de emissões já no abastecimento para transporte: 1 navio consome em média 287 toneladas de bunker; já as mais de 900 viagens de caminhão que seriam utilizadas anteriormente ao longo de 1 ano necessitariam 1.165 m3 de diesel. Dessa forma, a operação de cabotagem realizada pela Vibra resultou em uma redução de 1.818 toneladas de CO2 equivalente (CO2e), gerando um grande ganho ambiental.

“A operação de cabotagem trouxe uma série de ganhos: o primeiro foi a redução das viagens rodoviárias de longa distância, gerando uma queda drástica na poluição atmosférica emitida ao longo do processo de suprimento de biodiesel. O segundo foi a ampliação das alternativas logísticas da companhia, que agora conta com uma nova rota, inclusive, com novos fornecedores. E claro, as vantagens econômicas, com os custos mais otimizados.”, afirma o vice-presidente executivo de Operações, Logística e Sourcing, Marcelo Fernandes Bragança.