Disputa no mercado aéreo

Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e Latam têm interesse em slots de Voepass em Congonhas e em Guarulhos

Após acidente em Vinhedos e suspensão no início de março, Voepass corre risco de perder espaços para concorrentes no mercado aéreo

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A Voepass está com as operações interrompidas desde o dia 11 de março e por isso empresas como Gol (GOLL4), Latam e Azul l (AZUL4) já demonstraram interesse em slots  (autorizações para pousos e decolagens) da companhia em aeroportos de São Paulo.

No total, são 20 slots diários em Congonhas, um dos terminais mais disputados do Brasil, e outros oito em Guarulhos. Esses aeroportos são importantes para o mercado aéreo nacional, especialmente a ponte aérea Rio-São Paulo, uma das rotas mais lucrativas do país.

A legislação determina que companhias que não cumprem critérios de regularidade e pontualidade podem perder seus slots, que são redistribuídos entre operadoras ativas. Esse cenário coloca a Voepass em risco de perder seu espaço caso não consiga reverter a suspensão liminar imposta pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Caso Voepas

A suspensão da Voepass ocorreu após um acidente em agosto de 2024, em Vinhedo (SP), que resultou na morte de 62 passageiros. Desde então, a Anac aumentou a fiscalização sobre a empresa que conta com seis aeronaves de médio porte. 

De acordo com o órgão regulador, foram identificadas reincidências em irregularidades já apontadas anteriormente, comprometendo a confiança na segurança operacional da Voepass.

“A suspensão permanece até que a Voepass comprove, de maneira inequívoca, que retomou sua capacidade de operar dentro dos padrões de segurança exigidos pela legislação“, afirmou a Anac, em nota oficial.

Negociações e posicionamentos

Em nota, a Anac confirmou que analisa um pedido da Voepass para evitar a perda dos slots. “Diante da suspensão cautelar de seu Certificado de Operador Aéreo, no dia 11 de março, a empresa apresentou à Anac um pedido para evitar a perda de seus slots nesses aeroportos. No momento, a solicitação encontra-se em análise na Agência”, informou o órgão.

A Voepass, por sua vez, negou qualquer decisão oficial sobre a redistribuição dos slots. Azul e Gol preferiram não comentar o assunto, enquanto a Latam afirmou que “sempre estuda oportunidades para expandir sua malha aérea”.