Por Gabriel Codas
Investing.com – A XP Investimentos avalia como estrategicamente positiva a proposta de reorganização societária da Cosan (SA:CSAN3), que foi apresentada no final da tarde da última sexta-feira. Em documento enviado a clientes, os analistas destacam que uma avaliação mais completa dependeria de argumentos quantitativos e qualitativos.
No entanto, a corretora destaca que, do ponto de vista quantitativo, há pouco a se comentar por ainda não dispor de informações sobre as relações de troca entre as ações de CSAN3 e as ações da holding Cosan Limited (NYSE:CZZ)) e Cosan Logística RLOG3. Quando tal informação ficar disponível, será possível estimar o potencial impacto da proposta para os acionistas minoritários de CSAN3
O documento mostra que o evento é esperado pelo mercado e foi diversas vezes mencionados por executivos. Assim, a equipe acredita que a reestruturação corporativa da companhia contribuirá para uma avaliação mais adequada e precisa do mercado do valor das ações, com base nos diferentes negócios de atuação do grupo.
A visão da XP está baseada na afirmação contida no fato relevante de que a Cosan pretende preparar suas principais subsidiárias operacionais para serem listadas na bolsa (sendo elas Raízen Energia, Raízen Combustíveis, Compass e Moove).
Assim, os analistas estimam que, quando o grupo concluir tais ofertas, haverá oportunidades de geração de valor a acionistas, uma vez que haveria maior transparência no valor justo de cada um dos negócios que a empresa atua, haveria potenciais oportunidades de distribuição de dividendos extraordinários a acionistas da CSAN3 a partir dos recursos levantados com os IPOs das subsidiárias do grupo e a discussão sobre o desconto de holding implícito no preço das ações da CSAN3 seria muito menos especulativa e mais precisa, podendo ser calculada com base nos preços das ações de cada subsidiária subtraídos da dívida líquida e valor presente dos custos operacionais da holding.
Reorganização
Em 3 de julho, após o fechamento do mercado, a Cosan divulgou um fato relevante em conjunto com a Cosan Limited e a Cosan Logística anunciando que os conselhos de administração das empresas mencionadas aprovaram o início dos estudos para um processo de reorganização societária.
De acordo com a proposta, a Cosan Limited (CZZ) e a Cosan Logística (RLOG3) seriam incorporadas na Cosan. Após a conclusão do processo, a Cosan se tornaria a única holding do grupo e suas ações seriam detidas por todos os acionistas das três empresas acima mencionadas;
Após a operação, a Cosan permaneceria sob o controle de Aguassanta, veículo de investimento de propriedade da família do empresário Rubens Ometto Silveira Mello.
A transação será realizada com a condição de que o valor relacionado ao pagamento dos direitos de retirada da RLOG3 não comprometa a estabilidade financeira da Cosan. Os acionistas da CSAN3 e CZZ não têm direito de retirada de acordo com a lei brasileira.
Além disso, comitês independentes serão estabelecidos para negociar as relações de troca de ações da CZZ por ações da CSAN3 e ações da RLOG3 por ações da CSAN3. Os comitês serão compostos por membros independentes com reconhecida capacidade técnica. A CZZ também terá seu próprio comitê independente, composto em sua maioria por diretores independentes da empresa.