A XP avalia que, a preços atuais com que as ações do Grupo Soma (SOMA3) são negociadas, “Hering está de graça e Farm Global com desconto”.
Desde que a Hering foi adquirida pelo grupo, segundo a XP, os investidores estariam um pouco perdidos na forma de avaliar a companhia.
Isso porque o Grupo Soma está posicionado na alta renda, com uma execução sólida e perspectivas de crescimento interessantes (com destaque para Farm Global), enquanto a Hering tem deixado a desejar do lado do crescimento, atende um público mais amplo e, portanto, está mais exposta ao cenário macro, e opera verticalizada.
“Fizemos uma análise para entender o que está sendo refletido nos preços atuais, assumindo que Grupo Soma Brasil negocia em linha com Arezzo&Co. (ARZZ3), no nível de múltiplo preço/lucro para 2023. De acordo com nossas estimativas, os preços atuais implicam que a Farm estaria negociando em 13,5 vezes P/L 2023, enquanto a Hering não valeria nada, o que vemos como não justificado”, afirmaram os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday.
Eles defendem que a companhia precisa ser olhada em três partes:
i) Grupo Soma Brasil, uma operação mais madura, com Farm e NV sendo dois vetores de crescimento para frente, além de haver opcionalidades nas marcas menores (ex. Foxton, Fábula);
ii) Farm Global, uma marca de moda insurgente no mercado internacional, com muito potencial para continuar em crescimento a altas taxas além de melhorar sua rentabilidade;
iii) Hering, um ativo de certa forma estável com potencial limitado de crescimento antes da aquisição, mas que agora passa por um processo de reestruturação.
Os analistas destacam que as indicações iniciais de potencial de sinergias a serem extraídas estão em torno de R$300 milhões até 2025 no nível de EBITDA.
A análise tem como principais premissas:
i) estimativas para vendas (Hering e Grupo Soma Brasil) e uma margem EBITDA de 25% para Farm Global em 2025;
ii) um rateio do resultado financeiro entre as operações de acordo com sua participação no EBITDA consolidado;
iii) alíquota de imposto de 21% para Farm Global (em linha com a alíquota para empresas americanas), 5% para Grupo Soma Brasil e 2% para Hering.
Com isso, eles chegaram à conclusão de que a Soma poderia valer entre R$ 12,70 a 31,60 por ação. A XP tem a Soma como preferência no segmento de consumo discricionário.