Mensalmente, a XP Inc. divulga um relatório com recomendações de investimentos para o novo mês. Feito para diferentes perfis de investidor — conservador, moderado ou agressivo —, o relatório sugere uma carteira recomendada para cada perfil, com diferentes distribuições de recursos entre os tipos de ativos.
No relatório para o mês de outubro, a XP menciona que a queda da bolsa global vista em setembro foi um movimento de acomodação natural depois de altas nos últimos meses.
Lembra, também, de três fatores significativos que justificam a maior aversão ao risco dos investidores: a aproximação das eleições presidenciais nos EUA; o aumento de casos de covid-19 no hemisfério norte; e a transição entre uma economia sustentada por estímulos para uma mais orgânica.
Quanto ao cenário nacional, o relatório cita que a intenção do governo de adiar o pagamento de precatórios para financiar o programa Renda Cidadã assustou os investidores. “As perspectivas do Brasil crescer e honrar suas dívidas são muito diferentes se tivermos um governo disposto a fazer benesses deixando o custo para o futuro ao invés de reformas.”
Quer investir em ações? Fale agora com um consultor SpaceMoney
Confira as recomendações de carteiras para outubro:
Conservador:
85% – Pós-Fixado
10% – Inflação
5% – Internacional
Moderado:
27,50% – Pós-Fixado
15% – Inflação
28,50% – Multimercado
11% – Renda Variável
18% – Internacional
Agressivo:
2,5% – Pós-Fixado
15% – Inflação
27,00% – Multimercado
25% – Renda Variável
30,5% – Internacional
Clique aqui para ler o relatório completo