Futebol

XP (XPBR31), Alvarez & Marsal e LaLiga formalizam proposta de liga de clubes no Brasil

Durante reunião em São Paulo, instituições apresentaram projeto a presidentes e representantes de times das séries A e B

-
-

Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (15), representantes da XP (XPBR31), Alvarez & Marsal e LaLiga se reuniram com presidentes e representantes de times de futebol brasileiros, das séries A e B, para apresentar sua visão do projeto de uma Liga de Futebol Brasileira.

A apresentação do projeto foi feita em reunião em São Paulo, que também contou com a presença de Javier Tebas, presidente da LaLiga (liga espanhola), além de executivos da XP e da consultoria Alvarez & Marsal.

“Temos à mão a melhor proposta de criação de uma liga no Brasil, com as condições ideais para encontrar o investidor mais competitivo. O diálogo e o entendimento entre clubes, XP e Alvarez & Marsal resultará em uma transformação profunda do futebol nacional”, diz Pedro Mesquita, head do Investment Banking da XP.

O projeto apresentado trouxe as principais diretrizes para a estruturação de uma liga no país, incluindo questões de governança e gestão, direitos de transmissão, relacionamento com a CBF e outras federações, entre outros tópicos.

Na proposta apresentada aos clubes, caberá à XP trazer o investidor a partir de um projeto suportado pela capacidade operacional da LaLiga, somada à expertise de implementação e gestão do time da Alvarez & Marsal.

“Estruturamos a proposta mais avançada, alinhada às melhores práticas internacionais e de mercado. O fato de termos o plano mais fundamentado, nos garantirá, consequentemente, o melhor investidor para o negócio”, reforça Guilherme Ávila, sócio da área de esportes do Investment Banking da XP.

“Na LaLiga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Com a proposta que estamos fazendo em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal, queremos oferecer, no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil", disse Javier Tebas, presidente da LaLiga.

Ele reforça que foi apresentado aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e "a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira”.

Já Fred Luz, da Alvarez & Marsal no Brasil, acredita que com regras claras, credibilidade e uniformidade entre os clubes somados à modernização da gestão, o produto futebol brasileiro terá seu valor maximizado e isso trará benefícios a todos.

“Nosso projeto reúne três pilares fundamentais para a realização de um campeonato mais moderno e profissional: modelo de gestão, estrutura financeira e organização esportiva. O futebol brasileiro precisa se unir e mostrar que essa é uma oportunidade única para se valorizar e buscar recursos no mercado – tem muito valor a ser destravado e o mercado internacional está acompanhando de perto as transformações recentes”.