Recomendações

Yduqs (YDUQ3) avança em captação e cursos premium, anima mercado e dispara 7%

Para a Genial, resultado deste trimestre indica que o pior já passou para Yduqs e os próximos devem apresentar números menos pressionados que nos últimos anos

- Sincerely Media via Unsplash
- Sincerely Media via Unsplash

A Yduqs reportou lucro líquido de R$ 76 milhões no balanço do 1º trimestre, resultado 75,9% superior ao reportado no mesmo período de 2021. Os dados refletiam no desempenho das ações da companhia nesta sexta-feira (13), que disparavam 7,02%, por volta das 11h20.

A captação de alunos cresceu de forma significativa em todos os segmentos e com o aumento das captações, a Yduqs teve um crescimento de 16% na base de alunos total (excluindo efeitos da Qconcursos).

Se por um lado as captações são uma boa notícia para a companhia, a Genial Investimentos pontua que a guerra de preços nos segmentos EAD a Presencial não-premium tem continuado a provocar queda no ticket médio.

A graduação presencial não-premium teve uma queda de 7% a/a do ticket médio, enquanto o segmento EAD teve uma queda de 6% a/a.

"A Yduqs, no entanto, acaba por sentir menos os efeitos da pressão nos preços, uma vez que 1/3 do seu Ebitda se deriva de cursos premium, que tiveram aumento do ticket médio de 9,1% e 11,5% em Medicina e no IBMEC, respectivamente. Os cursos de medicina continuam expandindo, com 228 novas vagas autorizadas em março".

Para a Genial, o resultado deste trimestre indica que o pior já passou para Yduqs e, nos próximos trimestres, devemos ver resultados menos pressionados que nos últimos anos.

"Ainda assim, seguimos cautelosos com o setor de Educação, que segue sofrendo com queda de preços e com uma situação financeira fraca das famílias", mantendo nossa recomendação de compra para Yduqs e preço alvo de R$ 22,00.