Produtos/Serviços Parceiros

Parceria r7.com

Pensou em CDB, né? Apesar de parecido, a CCB não é diferente só na letrinha do meio, não: a Cédula de Crédito Bancário, na verdade, representa um título de crédito, ou seja, é um empréstimo tomado pelas empresas.

Até aí, não parece diferente das ações, certo? Afinal, é o capital de investidores sendo utilizado por companhias. Mas a CCB se distingue pois se assemelha realmente a um empréstimo, incluindo garantias. 

“Por exemplo, uma construtora quer financiar um imóvel”, diz Rafael Martins, economista do App Renda Fixa. “Ao invés de pedir crédito para um banco e pagar altos juros, emite uma CCB e dá seu patrimônio como garantia”. 

Quer investir melhor? Fale com um assessor de investimentos SpaceMoney

Assim, apesar desse investimento não ser protegido pelo Fundo de Garantidor de Crédito (FGC), como seu “primo” CDB, o investidor tem a segurança de uma garantia em caso de calote. Pela classificação da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) a CCB tem risco 3, de nível moderado. 

Variedade e rentabilidade

Além de ser uma ferramenta de diversificação de carteira, o CCB pode atrair investidores pelo seu leque variado. “Há títulos com vencimento a curto, médio e longo prazo, variando entre um e quatro anos, que oferecem rentabilidade de dois dígitos”, explica Rafael. Do outro lado da moeda, há a liquidez — se você procura um investimento de um ou dois meses, a CCB não é uma boa pedida. 

E ele é um título extrajudicial, o que pode significar menos burocracia para investidores, caso haja problemas com o pagamento. “Para executar a garantia em caso de calote, nesse caso, o processo deve ser menos longo”, diz o economista. 

A transparência no uso dos recursos também pode atrair: muitas vezes, as empresas atualizam com frequência semanal ou mensal o que estão fazendo com seu dinheiro, explica Rafael. “Isso também é importante para verificar o risco da CCB”, conta. “Pois permite observar garantias e histórico da companhia”.


Publicidade

  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Produtos/Serviços Parceiros

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • Produtos/Serviços Parceiros

    Produtos/Serviços SpaceMoney