Eu sei que pode parecer meio estranho falar sobre este assunto, uma vez que a bolsa vem subindo constantemente, rompendo várias máximas históricas, mas na última sexta-feira, com ataque dos EUA ao general iraniano, vimos que não só de alta vive a bolsa. Por isso, é importante que você saiba que mesmo nos momentos em que o urso entra em ação (vou te explicar logo abaixo), existe a possibilidade de se ganhar dinheiro na bolsa de valores.

Esta é uma curiosidade interessante, que muitos investidores que estão começando na bolsa não sabem. Toda vez que a bolsa está em tendência de alta é chamado de “bull market”, e isso se dá porque o touro ataca de baixo para cima. Já quando a tendência da bolsa é de queda, é chamado de “bear market”, pois o urso ataca de cima para baixo. Agora quando você ouvir falar do urso ou do touro, já sabe do que se trata!

Mas voltando ao nosso assunto, você sabia que é possível ganhar dinheiro mesmo com a queda de uma ação?

Para isso, primeiramente é necessário alugar a ação. Sim, você pode alugar uma ação com o objetivo de vende-la. O fundamental aqui é que isso seja feito com uma ação que você acredita que irá desvalorizar. Para alugar uma ação é necessário assinar um contrato chamado BTC junto à sua corretora, e nele será determinado o valor pago de aluguel e o prazo da operação.

Sempre importante fazer o aluguel reversível ao tomador, quando você estiver alugando, porque assim está nas suas mãos a decisão de quando encerrar a operação.

Após alugar a ação, basta vendê-la! A operacionalização dessa operação varia de corretora para corretora, por isso é importante consultar a sua antes de fazer essa operação. E se decidir operar vendido, faça isto com a recomendação de um analista de investimentos.

O importante é você ter em mente que quando você estiver “vendido a descoberto” o objetivo é que a ação se desvalorize, porque o ganho ocorrerá na queda.

Para desfazer a operação é muito simples, é só fazer a compra do papel e pedir para a sua corretora zerar o seu contrato de BTC.

Essa operação se chama Short e é interessante quando se acredita na queda da ação.

Que fique bem claro que, como toda a operação em ações, essa envolve riscos. Portanto, se a ação vendida subir ao invés de cair, você terá prejuízo.

Mas como diz o mega bilionário Warren Buffett: “O risco vem de você não saber o que está fazendo.” Portanto, é interessante você ter o conhecimento de das mais diversas formas de se investir.

Grande abraço e sucesso sempre!

Até a próxima.

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online