Notícias que impactam suas ações e investimentos!

Os 4 melhores livros para entender o mercado financeiro

Urban background with businesspeople and books vector illustration. Growth, wealth, success. Banking concept. Creative design for layouts, web pages, banners

Você já viu aqui as nossas dicas sobre séries e filmes para aprender sobre o mercado financeiro, certo? Agora, a SpaceMoney selecionou alguns dos melhores livros sobre o mundo das finanças. Se você aprecia a arte da leitura, continue lendo a matéria e escolha os seus preferidos para relaxar e domar o mercado.

“Bola de Neve: Warren Buffett e o negócio da vida”, de Alice Schroeder

Diferentemente de outras obras publicadas sobre Warren Buffett, o lendário investidor de Omaha, nesse livro a maior parte de sua vida é revelada pela talentosa Alice Schroeder. Buffet compartilhou memórias e contou quais escolhas permitiram que ele se tornasse um dos homens mais ricos do mundo.

A obra mostra a vida pessoal de Buffet com a esposa e filhos, sua infância, seus pontos fortes e suas fragilidades. Por mais notável que seja sua riqueza, o legado de Buffett não será seu ranking no placar de riqueza; serão seus princípios e ideias que enriqueceram a vida das pessoas.

Por muitos, sua história é considerada a mais emblemática dos Estados Unidos.

“O Capital”, de Thomas Piketty

Esta é, sem dúvidas, uma das mais aclamadas obras do mercado financeiro. Escrito pelo economista francês Thomas Piketty, analisa o capitalismo atual como uma crescente separação entre a renda do trabalho e a do capital.

Em sua obra, o autor apresenta uma tese que passou 15 anos apurando e analisou mais de 20 países para fixá-la. Ele faz uma relação magnífica da concentração de riqueza com a evolução da desigualdade. Para isso, utiliza exemplos de fortunas de grandes personalidades do mercado, como Bill Gates e o Steve Jobs.

Além disso, há outros tópicos explorados, como a vantagem demográfica de alguns países que influenciam na economia e herança de mentalidade.

Diferentemente de outros autores, Piketty não faz uso exagerado de textos técnicos, o que torna a leitura bastante agradável tanto para aqueles investidores mais experientes quanto para os iniciantes.

“Ganhar, Gastar, Investir”, de Denise Damiani e Cynthia de Almeida

A proposta central do livro é ganhar mais, gastar menos e investir sempre. Aqui, a proposta das autoras é direcionar o mundo financeiro, principalmente, para as mulheres. Por questões históricas, elas, na maioria das vezes, são encarregadas de outras tarefas que influenciam em suas vidas financeiras, como maternidade e tarefas domésticas.

Acima de tudo, a obra traz dicas para investir, explica de forma clara os principais investimentos e ainda conta histórias de anônimas para servir de ensinamento para outras investidoras.

Damiani e Almeida procuram mostrar para as mulheres como e por que ter sua independência financeira. Na hora de investir, é comum duvidar da própria capacidade de entender o jargão das aplicações e preferir delegar isso a alguém ou até mesmo adiar o assunto para resolver num futuro que nunca chega. Por isso, esse livro pode te ajudar (e muito!).

“Investimentos Inteligentes”, de Gustavo Cerbasi

Por fim, mas sem menor importância, esta obra é ideal para os investidores iniciantes. O consultor financeiro Gustavo Cerbasi traz uma obra completa e bastante didática sobre os tipos de investimentos do mercado financeiro.

Se você prefere a renda fixa ou a variável, não se preocupe, o livro vai te explicar a maioria das aplicações disponíveis. O diferencial é que Cerbasi alinha o investimento com os objetivos e necessidades do leitor.

Para aqueles que já têm sua vida financeira minimamente organizada e com objetivos estabelecidos, esta leitura pode trazer profundas transformações nas escolhas feitas para cuidar de seu dinheiro.

Parceria

Receba notícias diretamente em seu celular ou tablet. Inscreva-se agora!