
O jornalista e político Álvaro Damião (União Brasil) assume oficialmente como prefeito de Belo Horizonte, sucedendo Fuad Noman (PSD), que faleceu após complicações de uma insuficiência respiratória aguda.
Desde o início do ano, Damião exercia a função interinamente, após a hospitalização do então chefe do Executivo municipal.
Durante esse período, Damião enfrentou desafios relacionados às enchentes provocadas pelas chuvas intensas que atingiram a capital mineira.
Em declarações à imprensa, o jornalista afirmou que sua gestão interina foi guiada pelo legado de Fuad Noman: “Fiz o que Fuad faria”, disse.
Homenagem a Fuad Noman
Nas redes sociais, o Damião prestou homenagem ao ex-mandatário da cidade. Ainda mais, em sua publicação, destacou a trajetória e a postura de Noman.
“Nosso relacionamento era profissional diante de nossas responsabilidades públicas. Mas era humano, fraterno e carinhoso no trato cotidiano. Fuad me tratava como um filho, sempre me orientando, aconselhando e puxando a orelha quando havia necessidade.”, escreveu.
Além disso, Damião também ressaltou o comprometimento de seu antecessor com a cidade e afirmou que pretende seguir seus passos: “Que sigamos seus ensinamentos e possamos cumprir os seus compromissos de fazer de nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver”.
Trajetória de Álvaro Damião
Natural de Belo Horizonte, Álvaro Damião Vieira da Paz tem 54 anos e tem uma carreira consolidada na comunicação, com mais de três décadas de experiência no rádio e na televisão.
Foi repórter e apresentador na Rádio Itatiaia e na TV Alterosa, onde comandou programas como “Alterosa Agora” e “Bola na Área”.
Na política, Damião foi eleito vereador em 2017 e reeleito em 2020, obtendo quase 13 mil votos.
Por fim, em seus mandatos, o destaque foi para a defesa dos direitos de populações vulneráveis, pelo incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão e por iniciativas voltadas à proteção animal.