O desconforto de Jair Bolsonaro (PL) quando solicitado declarar o apoio ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), parece ter sido superado após a divulgação da pesquisa Datafolha nesta quinta-feira (12).
Nela, o mandatário lidera as intenções de voto para as eleições de São Paulo.
Jair Bolsonaro e a reaproximação com Ricardo Nunes
Mesmo com a campanha de Ricardo Nunes cautelosa quanto ao impacto da rejeição de mais de 60% a Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente fez uma aparição inesperada por vídeo em um evento realizado no Clube Monte Líbano à noite.
A estratégia de incluir Bolsonaro, apesar da tentativa de distanciamento pela campanha de Nunes, visava reforçar a imagem do prefeito atual em um momento crucial da corrida eleitoral.
Surpresa e alianças no evento de elite empresarial
De acordo com a coluna da jornalista Raquel Landim, do portal UOL, a presença de Bolsonaro foi uma surpresa para muitos, planejada em conjunto com Fabio Wajngarten, ex-advogado e ex-secretário de Comunicação (Secom), que teria informado apenas os diretores do clube sobre a participação do ex-presidente.
O evento, que reuniu a elite empresarial paulistana, contou com a presença de figuras notórias da política, como o ex-presidente Michel Temer (MDB), o presidente do MDB, Baleia Rossi, o presidente do PSD e ex-prefeito de São Paulo (SP), Gilberto Kassab, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB).
Afinal, o que declarou Bolsonaro e quais estratégias foram insinuadas?
Bolsonaro iniciou seu discurso com uma menção ao ex-presidente Michel Temer, elogiou-o pela reforma trabalhista e pela gestão econômica, uma abordagem que gerou aplausos tímidos entre os empresários presentes.
Em seu breve discurso de menos de três minutos, Bolsonaro manifestou apoio a Ricardo Nunes, e disse: “Torço por você, tenho certeza que haverá segundo turno e seremos vitoriosos.”
Ataques e críticas fortes a Pablo Marçal
Durante o evento, Bolsonaro não poupou críticas ao candidato rival Pablo Marçal, referiu-se a ele como uma “experiência nova” que não teria o apoio necessário para vencer.
Bolsonaro afirmou: “Tenho certeza que, com esse apoio de vocês, ao lado do Nunes e todos nós aqui, cada vez mais, não queremos uma experiência nova, que nós já sabemos como são essas figuras, e temos como reverter isso.”
As informações são de UOL.