Política

Bolsonaro reage à denúncia da PGR e diz que não teme prisão

Jair Bolsonaro
Crédito: Getty Images

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desdenhou da possibilidade de ser preso ao comentar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de liderar uma trama golpista em 2022.

Durante um evento do Partido Liberal (PL) na última quarta-feira (19), em Brasília, Bolsonaro afirmou:

“O tempo todo: ‘Vamos prender Bolsonaro’. Caguei para prisão. A turma que devolveu R$ 5 bilhões em delação premiada não tem nenhum preso.”

No discurso, o ex-presidente também criticou a liberdade de expressão no Brasil e ironizou as acusações, chamando-as de “golpe da Disney” em alusão à sua estadia em Orlando durante os ataques de 8 de janeiro de 2023.

“Alguns falam que tem gente mais preparada do que eu. Tem, aqui tem algumas dezenas, mas com o couro mais grosso que eu ninguém tem. Para você denunciar uma pessoa, não precisa de 500 páginas. Quem fala muito não tem o que mostrar. (…) Estou tranquilo. É o golpe da Disney. Estava lá com o Pato Donald e o Mickey e tentei dar o golpe de 8 de janeiro aqui.”

A fala de Bolsonaro marca sua primeira manifestação pública desde que a PGR apresentou a denúncia, na última terça-feira (18). Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a acusação, ele poderá enfrentar penas que, somadas, podem chegar a 50 anos de prisão.

A denúncia, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, envolve 34 pessoas, incluindo o ex-presidente.

Os crimes imputados incluem tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e participação em organização criminosa.