No segundo turno das eleições de Barueri, na Grande São Paulo, o candidato Gil Arantes (União Brasil) foi derrotado por Beto Piteri (Republicanos), atual vice-prefeito da cidade.
Piteri venceu a disputa com 56,48% dos votos (105.193), enquanto Arantes, que concorria pela quarta vez ao cargo de prefeito, obteve 43,52% (81.046) dos votos válidos.
A eleição, que registrou uma abstenção de 32,05% dos eleitores, foi a primeira na história de Barueri a ir para o segundo turno, devido ao crescimento do eleitorado na região.
Arantes havia prometido ao empresário Pablo Marçal o cargo de secretário de Empreendedorismo caso fosse eleito.
Marçal, ex-candidato a prefeito de São Paulo, aceitou publicamente o convite e chegou a declarar apoio ao político em vídeos durante a campanha.
Marçal, conhecido por sua trajetória como coach e empresário, ficou em terceiro lugar na eleição paulistana com 28,14% dos votos. Ele aceitou o apoio de Arantes em Barueri, onde mantém residência e empresas.
Promessa de cargo a Marçal
A proposta de Arantes de nomear Pablo Marçal como secretário de Empreendedorismo gerou repercussão durante a campanha.
Em vídeo publicado na última semana, Marçal declarou que o convite de Arantes o motivou a endossar a candidatura. “Eu aceito o convite, pela história e por tudo que você já fez”, disse Marçal.
Arantes também enfatizou durante sua campanha o potencial de Marçal para impulsionar o empreendedorismo local, considerado o perfil empresarial do ex-candidato de São Paulo.
Barueri abriga grandes condomínios de luxo e empresas, o que fez com que a proposta do cargo ganhasse relevância para os eleitores da cidade.
Beto Piteri: a continuidade do projeto político
Com uma trajetória política consolidada, Beto Piteri foi o candidato indicado pelo atual prefeito Rubens Furlan (PSB), que governou a cidade em cinco mandatos desde 1993.
Piteri, que também já foi prefeito de Jandira, diretor de planejamento do Metrô de São Paulo e subprefeito de Santana, na capital, contou com apoio local e estadual, como o do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A médica Cláudia Marques foi eleita vice-prefeita na chapa vencedora.