Mudanças na lei

Consciência Negra passa a ser feriado nacional: B3 não terá operações em 20/11

Escolas, bancos, empresas e órgãos públicos fecham ou operam em horário parcial. Apenas os serviços essenciais vão funcionar 24 horas na data.

Consciência Negra passa a ser feriado nacional: B3 não terá operações em 20/11
Crédito: rawpixel.com / Chanikarn Thongsupa

Em 2024, pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra — comemorado no dia 20 de novembro — será feriado nacional.

Assim, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, não terá operações na quarta-feira (20/11), seguindo a regra de outros feriados nacionais do país.

Escolas, bancos, empresas e órgãos públicos fecham ou operam em horário parcial. Apenas os serviços essenciais vão funcionar 24 horas no feriado.

A lei que instituiu a data (Lei 14.759/2023) teve como origem uma proposta do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro do ano passado.

Paim destacou que o feriado deve ser encarado como um dia de reflexão contra o racismo e o preconceito. O Senado terá uma sessão especial no Plenário para celebrar a data na véspera, em 19 de novembro.

Essa data marca a luta dos escravos e a morte de Zumbi, que comandou o Quilombo dos Palmares, e foi morto em 20 de novembro de 1695.

Com a Consciência Negra, o Brasil tem três feriados em novembro:

  • 02 de novembro: Dia de Finados
  • 15 de novembro: Proclamação da República
  • 20 de novembro: Dia Nacional do Zumbi e Consciência Negra