O deputado Eduardo Suplicy (PT) anunciou nesta segunda-feira (28) que está com câncer linfático e já iniciou o tratamento em São Paulo.
Em comunicado publicado nas redes sociais, Suplicy afirmou que recebeu o diagnóstico em julho e já está fazendo um tratamento imunoquimioterápico para a doença.
O petista já recebeu 4 das 6 aplicações do ciclo de tratamento e afirmou que, felizmente, seus exames vêm apresentando bons resultados.
“A minha luta só termina quando eu ver implantada no Brasil e no mundo a Renda Básica de Cidadania”, disse em sua rede social.
Por recomendação médica, Suplicy está com atividades públicas restritas, devido à sua baixa imunidade.
“Agradeço o apoio, as orações e as energias positivas para que eu possa me recuperar o mais breve possível”, finalizou o deputado.
O que é o câncer linfático enfrentado por Suplicy?
O linfoma ou câncer linfático é um tipo de câncer que se desenvolve no sistema linfático e provoca a multiplicação anormal de linfócitos.
Esse é um tipo de célula de defesa e causa sintomas como aumento de ínguas (linfonodos) no corpo, febre, suor noturno e perda de peso.
O diagnóstico do câncer linfático é realizado pelo hematologista ou oncologista baseado nos sintomas presentes e resultado da biópsia da íngua ou outras partes do corpo afetadas.
O tratamento para o câncer linfático, porém, depende do tipo de câncer identificado e sua gravidade.
Geralmente o mais indicado é a quimioterapia, que pode ser combinada com outras opções de tratamento em alguns casos.