Empate

Eleições EUA 2024: empate nacional e disputa acirrada na Pensilvânia

Faltando menos de sete semanas para a eleição presidencial dos EUA, Kamala Harris e Donald Trump estão praticamente empatados nas pesquisas

AP Photo/Alex Brandon
AP Photo/Alex Brandon

Dados ainda não apontam com confiança o novo presidente dos Estados Unidos. Faltam menos de sete semanas para a eleição presidencial dos EUA 2024, e a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump continuam em uma disputa acirrada.  

Novas pesquisas divulgadas nesta quinta-feira (19) mostram que os dois candidatos estão praticamente empatados em nível nacional. Além, dados mostram competição apertada no importante Estado da Pensilvânia. 

Kamala Harris foi mais bem avaliada pelos eleitores no debate com Trump na semana passada, mas isso não mudou o cenário anterior ao encontro dos dois. A corrida permanece muito equilibrada, especialmente em Estados decisivos como a Pensilvânia.  

Empate nacional na eleição presidencial  

Uma pesquisa nacional realizada pelo The New York Times, The Philadelphia Inquirer e o Siena College, entre os dias 11 e 16 de setembro, entrevistou 2.437 prováveis eleitores e apontou um empate de 47% entre Kamala Harris e Donald Trump. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.  

Na Pensilvânia, Estado decisivo para definir o resultado das eleições, Kamala Harris aparece com uma vantagem de 4 pontos, liderando com 50% das intenções de voto contra 46% de Trump. Essa diferença, no entanto, está dentro da margem de erro de 3,8 pontos percentuais – isso sugere que o cenário ainda pode mudar até a eleição. 

Além da Pensilvânia, outros Estados, como Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, também são considerados importantes para decidir o resultado da eleição de novembro.  

Pesquisa do The Washington Post 

Uma pesquisa do The Washington Post, realizada entre 12 e 16 de setembro, mostrou uma disputa ainda mais apertada na Pensilvânia, com Kamala recebendo 48% das intenções de voto contra 47% de Trump. Diferença que também está dentro da margem de erro de 3,6 pontos percentuais. 

Motivação da eleição é proteção da democracia 

Segundo essa pesquisa, a maioria dos eleitores se mostrou “extremamente motivada” para votar, destacando a importância de proteger a democracia como uma das principais preocupações. No entanto, os eleitores estão divididos sobre qual candidato seria o melhor para proteger as liberdades do país, com 48% apoiando Kamala e 45% escolhendo por Trump.