O ex-presidente e republicano Donald Trump e a vice-presidente e democrata Kamala Harris estão empatados na mais recente pesquisa nacional da NBC News. Os números de Trump na pesquisa foram impulsionados apoio de republicanos após o debate do mês passado.
Divulgado três semanas antes do Dia da Eleição, o levantamento mostra a queda na popularidade de Harris em comparação ao mês anterior.
Pesquisa eleitoral de outubro
Na nova pesquisa, realizada entre 4 e 8 de outubro, Harris obteve o apoio de 48% dos eleitores registrados em um confronto direto, enquanto Trump recebeu os mesmos 48%. Os 4% restantes dizem estar indecisos ou não votariam em nenhuma das opções, quando forçados a escolher entre os dois principais candidatos.
Na pesquisa NBC News de setembro, Harris estava à frente de Trump por 5 pontos, com 49% da intenção dos votos.
O pesquisador republicano Bil McInturff disse que os “ventos contrários” para Harris ajudaram a reduzir a diferença na corrida presidencial. Preocupações de que a vice-presidente não represente uma mudança em relação ao presidente Joe Biden, foram os principais motivos da queda da candidata nas pesquisas. Outro fator influente divulgado, foi que eleitores vêem o mandato de Trump de forma mais positiva do que o de Biden.
No entanto, a pesquisa destaca a incerteza sobre a eleição. 10% dos eleitores dizem que podem mudar de ideia, e uma pequena parcela de eleitores estão indecisos. Porém, a grande parte dos eleitores afirma que essa disputa eleitoral será a maior de todos os tempos. Além de acreditarem que essa eleição presidencial fará “uma grande diferença” em suas vidas.
O equilíbrio da eleição
Em uma eleição tão equilibrada, até pequenas variações na participação da população nas eleições podem ser determinantes. Isso significa que qualquer movimento pode ser a diferença entre vitória e derrota de um dos partidos.