O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do MDB, que busca a reeleição, decidiu não participar de um debate agendado contra Guilherme Boulos, do PSOL, neste segundo turno das eleições.
O evento estava marcado para ocorrer às 10:20 desta quinta-feira, 17 de outubro, e seria promovido pelo portal UOL, pelo jornal Folha de S. Paulo e pela emissora de televisão RedeTV!.
Na madrugada, a equipe do prefeito comunicou aos meios de comunicação que Nunes não compareceria ao debate.
De acordo com uma mensagem enviada aos organizadores do evento, o prefeito foi convocado de última hora para uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, a fim de discutir as chuvas que têm afetado a cidade recentemente.
A Defesa Civil já havia emitido um alerta na quarta-feira (16) sobre a possibilidade de uma nova tempestade na região.
Chuvas provocam mudanças na agenda de Nunes desde sexta-feira passada
A campanha de Nunes afirmou que o cenário climático e os riscos associados à previsão de novas chuvas motivaram essa convocação em caráter de urgência pelo governador.
“Desde a tempestade da última sexta-feira, diversos compromissos da campanha à reeleição foram desmarcados. Estão em vista os cancelamentos de outras agendas eleitorais devido às mudanças climáticas previstas para esta sexta-feira”, diz a mensagem divulgada pelos veículos organizadores do debate.
Pedido de compreensão
Além disso, o comunicado enfatiza que Nunes “solicita a compreensão dos organizadores, do candidato adversário e do público” pela sua ausência no debate.
Segunda vez que Nunes não comparece
Este vai ser o segundo debate em que o prefeito não vai estar presente.
O primeiro ocorreu no dia anterior, promovido pelo jornal O Globo e pela rádio CBN, e foi transformado em uma sabatina com o candidato do PSOL, Guilherme Boulos.
Naquela ocasião, a cadeira destinada a Nunes permaneceu vazia durante todo o debate, e Boulos aproveitou a oportunidade para criticar a falta de compromisso do adversário com a população paulistana.
Agora, Boulos provavelmente vai fazer uma nova apresentação sem a presença de Nunes.