Cenário após "cadeirada"

Pesquisa Datafolha: Nunes e Boulos mantêm liderança na corrida pela Prefeitura de São Paulo

Nunes (MDB) e Boulos (PSOL) continuam na liderança, enquanto Pablo Marçal (PRTB) fica em terceiro lugar, segundo a nova pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha: Nunes e Boulos mantêm liderança na corrida pela Prefeitura de São Paulo

Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (19), revela que o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, continuam liderando a corrida pela prefeitura.  

Após o episódio da “cadeirada” durante o debate na TV Cultura, Pablo Marçal (PRTB), que está em terceiro, e José Luiz Datena mantiveram seus desempenhos, com 19% e 6% das intenções de voto.  

Ricardo Nunes mantém a preferência de 27% dos eleitores, igualando-se ao índice obtido na semana passada. Por sua vez, Boulos subiu de 25% para 26%, enquanto Pablo Marçal (PRTB) ficou em terceiro, com 19%.  

Além disso, a pesquisa Datafolha apontou Tabata Amaral (PSB) com 8% e José Luiz Datena (PSDB) com 6% das intenções de votos. 6% dos entrevistados votariam em branco, nulo ou nenhum dos candidatos. Já 3% apontaram que não sabem qual seu escolhido para prefeito de São Paulo.  

Confira todos os números da pesquisa Datafolha:  

  • Ricardo Nunes (MDB): 27% 
  • Guilherme Boulos (PSOL): 26%  
  • Pablo Marçal (PRTB): 19%  
  • Tabata Amaral (PSB): 8%  
  • Datena (PSDB): 6% 
  • Marina Helena (Novo): 3% 
  • Bebeto Haddad (DC): 1% 
  • Ricardo Senese (UP): 0% 
  • João Pimenta (PCO): 0%  
  • Altino Prazeres (PSTU): Não foi citado  
  • Em branco/nulo/nenhum: 6% 
  • Não sabe: 3%  

Resultados da pesquisa espontânea 

Na pesquisa espontânea Datafolha, Boulos aparece com 23% das intenções, seguido por Nunes com 16% e Marçal com 15%. Porém, a maioria dos entrevistados ainda se mostra indecisa, com 28% afirmando não saber em quem votar. 

Cenários de segundo turno  

O cenário para um possível segundo turno mostra Nunes como favorito. Caso enfrente Boulos, o atual prefeito teria 52% contra 37%. Em um embate com Marçal, Nunes venceria com uma vantagem ainda maior, obtendo 60% dos votos. 

Em outros embates, como entre Boulos e Marçal, o candidato do PSOL levaria a cadeira para a Prefeitura de São Paulo por 50% contra 36% do coach.  

Taxas de rejeição  

As taxas de rejeição também são um ponto levantado pela pesquisa Datafolha: Marçal lidera com 47% de rejeição e Datena aparece em terceiro com 35%.  

A discussão entre os dois no último domingo (15), aumentou a rejeição de cada um deles em 3%. Boulos aparece em segundo lugar com 38% de taxa de rejeição.  

Convicção dos eleitores  

O levantamento também indica que os eleitores de Boulos e Marçal estão mais certos de suas escolhas. Dos entrevistados, 81% dos apoiadores de Boulos afirmando que estão totalmente decididos a votar nele, enquanto 71% dos eleitores de Marçal compartilham dessa convicção.  

Em contrapartida, apenas 65% dos eleitores de Nunes se sentem igualmente firmes em sua escolha. 

Dados da pesquisa Datafolha 

A pesquisa foi realizada entre 17 e 19 de setembro e entrevistou 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.  

O levantamento do Datafolha foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-03842/2024.