![- Getty Images - Getty Images](https://uploads.spacemoney.com.br/2024/04/elon-musk-1606340497634-v2-450x337-1.jpg)
O bilionário Elon Musk afirmou na última quarta-feira (12) que o governo dos Estados Unidos teria financiado a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
A declaração foi feita por meio de uma publicação no X, antigo Twitter. Porém, Musk não apresentou provas para a acusação.
Elon Musk e a teoria do “deep state”
Na postagem, Musk responsabilizou o chamado “deep state” (estado profundo em tradução literal) pela suposta interferência no pleito brasileiro.
O termo refere-se a teorias da conspiração que alegam a existência de uma rede secreta de agentes do governo norte-americano que operaria influenciando governos ao redor do mundo.
A acusação de Musk surgiu como resposta a uma publicação do senador republicano Mike Lee, que havia se reunido em Washington D.C. com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
Lee repostou um conteúdo do perfil @laderechadiario, conhecido por divulgar informações alinhadas à direita e que atualmente está banido no Brasil.
Musk não apresentou evidências para sustentar sua alegação de financiamento do governo norte-americano à campanha de Lula. Em 2022, quando ocorreram as eleições no Brasil, o então presidente dos EUA era Joe Biden, do Partido Democrata, antecessor do atual governo republicano.
Bilionário no governo americano
Elon Musk assumiu o cargo de chefe do Doge (Departamento de Eficiência Governamental) no segundo mandato de Donald Trump.
Sua gestão tem sido marcada por cortes no setor educacional e ameaças de desmonte da USAID (Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional), que classificou como “organização criminosa” e “ninho de vermes”.
LEIA MAIS: Elon Musk quer comprar a OpenAI? Veja a resposta de Sam Altman
Além disso, o bilionário propôs nessa semana que o Federal Reserve (Fed – banco central dos EUA), precisa passar por auditoria do seu departamento.
Para ele, “é fundamental que todas as partes do governo sejam completamente transparentes e prestem contas ao povo, sem exceções”.
Em encontro com Trump na Sala Oval, Elon Musk disse que o trabalho do DOGE era do interesse púbico e da democracia. De acordo com ele, o objetivo é “restaurar a democracia”.
“Se a burocracia está no comando, então que significado a democracia realmente tem?”, destacou.