Propostas agitam as redes sociais

Fim da Escala 6x1? Deputados discutem PECs sobre jornadas de trabalho no dia 30 de abril

O diretor da Frente Parlamentar do Livre Mercado, Rodrigo Marinho, afirmou que os parlamentares liberais apoiam a "PEC da Alforria"

- Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
- Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

A Coalizão das Frentes Parlamentares Produtivas se reúne em 30 de abril para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2025, que propõe a redução da jornada de trabalho do regime de Escala 6×1 para Escala 4×3.

O diretor da Frente Parlamentar do Livre Mercado, Rodrigo Marinho, afirmou que os parlamentares liberais apoiam a PEC da Alforria, de autoria do deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS).

Essa proposta torna opcional o regime de jornada, e permite que trabalhadores e empregadores definam escalas flexíveis, em respeito ao limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais. O texto inclui a possibilidade de pagamento por hora trabalhada.

Já a PEC da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) torna obrigatória a Escala 4×3, com limite de 8 horas diárias e 46 semanais. Hilton defende a medida como uma forma de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

É uma reivindicação popular que visa melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida das pessoas, afirmou.

Erika Hilton articula com diversos partidos, como PP, MDB, PSD, PSDB e União Brasil, para acelerar a tramitação. Um protesto está previsto para os dias 1º e 2 de maio contra a Escala 6×1.