Política

Fim da reeleição em cargos políticos? Senado deve votar proposta em 2025

A intenção de votar a iniciativa já foi sinalizada tanto pelo atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

Fim da reeleição em cargos políticos? Senado deve votar proposta em 2025
Crédito: Agência Senado

A cúpula do Senado Federal pretende votar, no primeiro semestre de 2025, a proposta de fim da reeleição para cargos do Poder Executivo, segundo informações do blog de Gustavo Uribe, na CNN Brasil.

A intenção de votar a iniciativa já foi sinalizada pelo atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e por Davi Alcolumbre (União-AP), o favorito para substituí-lo.

O presidente do Senado queria votar a iniciativa ainda neste ano, mas não há disposição da maioria dos líderes partidários de analisarem o tema em meio à sucessão no Poder Legislativo, segundo a matéria.

Ainda conforme o texto, o objetivo é tornar o tema uma prioridade da próxima presidência do Senado, em um aceno aos partidos de centro e de direita.

Outras propostas para o fim da reeleição

No Congresso Nacional, há uma série de propostas que pedem pelo fim da reeleição, como uma de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

A proposta tramita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e estabelece um mandato de cinco anos para prefeito, governador e presidente, sem possibilidade de reeleição.

A ideia é de que a nova regra não seja válida para quem já ocupa o cargo, mas apenas para futuros políticos eleitos. Ou seja, o projeto não afetaria o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

(Informações da CNN Brasil)